VEREADORES SE SOLIDARIZAM COM EMPRESÁRIOS INSATISFEITOS COM A RESTRIÇÃO À ATIVIDADE COMERCIAL EM DECORRÊNCIA DA COVID-19

por Vinicius de Paula Almeida publicado 23/03/2021 19h16, última modificação 23/03/2021 19h16
Após a sessão, os parlamentares receberam empresários que se manifestavam contra as restrições impostas pelo Governo Estadual à atividade comercial nos municípios.

Durante a 6ª sessão ordinária da Câmara de Aracruz, realizada na segunda-feira, 22 de março, a maioria dos vereadores manifestou solidariedade aos comerciantes e empresários do município que têm se sentido prejudicados com as medidas do Decreto do Governo do Estado, que impôs restrição ao funcionamento de estabelecimentos em atividades comerciais consideradas não essenciais como medida de combate ao Covid-19. Representantes do setor que se manifestavam em frente à Câmara foram recebidos pelos parlamentares logo após o fim da sessão.

Em sua fala, o vereador Alexandre Manhães criticou as medidas do Decreto Estadual, que para ele penaliza sobremaneira o setor comercial, devido às restrições impostas ao seu funcionamento. “São mais de 20 mil pessoas que vivem da atividade comercial em Aracruz entre formais e informais, gerando renda e movimentando a economia do município”, lembrou Manhães, que apontou ainda que as restrições impostas aos empresários e comerciantes, aumentam o risco de desemprego e desamparo das famílias.

Transporte público

Por outro lado, os vereadores consideram como medida necessária na prevenção de casos de Covid-19, o aumento da frota e a ampliação do horário de circulação dos ônibus. A medida seria uma forma de evitar lotação e aglomeração no transporte público no município. A qualidade do transporte público, inclusive do estado de manutenção da frota de ônibus, também tem sido uma preocupação entre os parlamentares. O vereador Vilson Jaguareté propôs que a Câmara crie uma comissão para discutir o problema e apontar soluções para melhorar o atendimento à população.

REQUERIMENTOS

Vereadora Adriana Guimarães – requer à Secretaria Municipal de Saúde que informe ao gabinete da vereadora qual a justificativa em deixar os dez ventiladores mecânicos parados no HPP de Barra do Riacho, ao invés de cedê-los temporariamente ao Hospital São Camilo ou outra destinação para colocá-los em uso imediato, tendo em vista a necessidade emergencial de uso dos mesmos em razão da pandemia.

Vereador Paim – solicita à Secretaria Municipal de Assistência Social informações de quais ações estão sendo tomadas para mitigar os efeitos das medidas restritivas entre famílias de baixa renda.

Vereador Bibi Rossato, Adriana Guimarães, Roberto Rangel e Cecéu – solicitam à Secretaria Municipal de Transporte e Serviços Urbanos que informe à Câmara Municipal se as empresas que fazem o transporte público municipal estão mantendo 100% da frota disponível conforme determina decreto do Governo do Estado; informe qual a justificativa para a diminuição da frota e o cancelamento de horários de circulação; se está havendo fiscalização por parte do setor competente para evitar aglomeração no transporte público; informe quem é o fiscal do contrato com as empresas do município; quais as formas efetivas de controlar a manutenção mecânica da frota, bem como a periodicidade desta avaliação; e quais as providências de substituição de veículos em manutenção em tempo hábil

Vereador Marcelo Nenna: solicita à Secretaria Municipal de Transporte e Serviços Urbanos o cumprimento da medida que determina a circulação de 100% do transporte público no município; solicita que seja permitida a abertura e funcionamento de padarias aos domingos.

INDICAÇÕES

Vereador Léo Pereira – solicita manutenção da quadra poliesportiva em Vila do Riacho; solicita instalação de câmeras de segurança na Praça Olga Mercier, em Vila do Riacho; solicita dedetização de logradouro público do município com grande circulação de pessoas, especialmente nos distritos da orla; solicita implantação do serviço de coleta de swab (para teste de detecção da Covid-19) em todas as unidades de saúde de Aracruz; solicita melhoria na estrada que dá acesso à entrada da comunidade de Barra do Riacho, inclusive na iluminação; solicita manutenção das janelas dos ônibus municipais, que em alguns veículos não abrem.