Perguntas Frequentes
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Perguntas
- Qual é o salário do vereador?
- Quanto é a verba para gabinete?
- Quantos assessores podem ser contratados por vereador?
- Quais os benefícios disponibilizados aos Vereadores?
- Qual é o limite para custeio de celular?
- Quantos carros à disposição dos vereadores? Os carros são próprios ou alugados?
- Qual o valor das diárias?
- Quantos dias de férias e/ou recesso ao ano?
- Quantos vereadores há na Casa?
- Qual o custo anual da Câmara?
- Quantas sessões, por semana, acontecem?
- O que é Comissão?
- O que é Comissão Especial?
- O que é Comissão Permanente?
- O que é Comissão Processante?
- O que é Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI)?
- O que é líder do governo?
- O que é Mesa Diretora?
- O que é Ordem do Dia?
- O que é Processo Legislativo?
- O que é Norma Jurídica?
- O que é Quórum?
- O que é Recesso Parlamentar?
- O que é Regimento Interno?
- O que é Sessão Plenária?
- O que é Sessão Ordinária?
- O que é Sessão Extraordinária?
- O que é Sessão Especial?
- O que é Sessão Solene?
- O que é tramitação?
- A Câmara Municipal de Aracruz regulamentou a Lei de Acesso à Informação?
- Que setor será responsável por fornecer essas informações?
- Quem pode solicitar as informações?
- Como posso fazer um pedido de acesso à informação?
- Qual é o prazo de resposta às solicitações?
- Quais informações podem ser negadas?
Respostas
Qual é o salário do vereador?
Os 17 vereadores recebem, cada um, o subsídio de R$ 9.351,79 mensais, mais 13º salário e 1/3 de férias, podendo receber auxílio-alimentação de R$ 1.125,27.
Quanto é a verba para gabinete?
Não há previsão de verba para gabinete na Câmara Municipal de Aracruz.
Quantos assessores podem ser contratados por vereador?
Até 6 assessores, sendo 1 Coordenador de Gabinete, 1 Subcoordenador de Gabinete, 2 Assistentes Parlamentares e até 2 Assistentes Parlamentares Externos.
Quais os benefícios disponibilizados aos Vereadores?
Benefícios disponibilizados aos vereadores:
- Subsídio;
- Auxílio Alimentação (Lei nº 4460/2022);
Benefícios previstos, mas não disponibilizados:
- Assistência à saúde (depende de regulamentação);
- Auxílio-creche (depende de regulamentação).
Qual é o limite para custeio de celular?
Os vereadores não têm celular custeado pela Câmara de Aracruz.
Quantos carros estão à disposição dos vereadores? Os carros são próprios ou alugados?
São 9 veículos alugados para uso dos vereadores, em atividades parlamentares, com as seguintes numerações de placas: SFZ-1G01, SGA-0C59, SFZ-8A93, SGA-0C68, SGA-0C64, SGA-0C63, SGA-0C61, SGA-0C60 e SGA-0C65.
Qual o valor das diárias?
Os valores das diárias de servidores e vereadores são previstos nas Portarias nº 4.604/2025 e 4.603/2025, da seguinte forma:
Diárias para Servidores:
|
Diárias dentro do Estado sem pernoite |
R$ 114,14 |
|
Diárias dentro do Estado com pernoite |
R$ 361,56 |
|
Diárias fora do Estado |
R$ 609,03 |
Diárias para Vereadores:
|
Diárias dentro do Estado sem pernoite |
R$ 302,90 |
|
Diárias dentro do Estado com pernoite |
R$ 605,83 |
|
Diárias fora do Estado |
R$ 970,32 |
Quantos dias de férias e/ou recesso há no ano?
Regimentalmente, os recessos parlamentares acontecem entre os dias 18 de julho e 31 de julho e entre os dias 23 de dezembro e 1º de fevereiro (Art. 7º do Regimento Interno).
Quantos vereadores há na Casa?
17 Vereadores.
Quantas sessões por semana acontecem?
Ocorre 1 Sessão Ordinária por semana, às segundas-feiras às 18h, conforme Art. 110 do Regimento Interno.
O que é Comissão?
Comissão é um órgão técnico, composto de vereadores, destinado a proceder a estudos, emitir pareceres especializados para orientação do Plenário, realizar investigações e representar o Legislativo. Você pode conferir as Comissões da CMA em https://aracruz.camarasempapel.com.br/spl/comissoes.aspx .
O que é Comissão Especial?
Comissão Especial é uma comissão temporária que tem por função realizar atividade excepcional e que não seja da competência de uma comissão permanente.
O que é Comissão Permanente?
As Comissões Permanentes da Câmara Municipal são órgãos internos, compostos por vereadores, que desempenham um papel fundamental na análise e estudo de Projetos de Lei e outras proposições antes da votação no Plenário. Elas garantem a eficiência, a profundidade e a seriedade no processo legislativo municipal, auxiliando na discussão e elaboração das leis que afetam a comunidade. São 5 as Comissões Permanentes na Câmara de Aracruz:
1) Constituição, Legislação, Justiça e Redação;
2) Defesa do Cidadão, Honrarias e Segurança;
3) Economia, Finanças, Fiscalização e Tomadas de Contas;
4) Saúde, Meio Ambiente e Educação;
5) Defesa e Promoção dos Direitos das Mulheres;
Você pode conferir as Comissões da CMA em https://aracruz.camarasempapel.com.br/spl/comissoes.aspx .
O que é Comissão Processante?
A Comissão Processante pode ser instaurada para apurar infrações político-administrativas do prefeito, dos membros da Mesa Diretora ou dos demais vereadores, no desempenho de suas funções e segue o rito processual determinado pelo Regimento Interno. O procedimento de investigação inicia-se com uma denúncia, que pode ser feita por qualquer cidadão, vereador ou pelo Presidente da Câmara.
O que é Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI)?
Comissão Parlamentar de Inquérito é uma comissão temporária que tem por função realizar inquéritos, de acordo com a Lei Orgânica municipal.
O que é líder do governo?
Líder do governo é o porta-voz do Prefeito na Câmara Municipal.
O que é Mesa Diretora?
A atribuição da Mesa Diretora é dirigir os trabalhos legislativos e auxiliar no que lhe for delegado nos serviços administrativos da Câmara Municipal. Ela é composta pelo Presidente, o Vice-Presidente, 1º e 2º Secretários, eleitos pelos vereadores para um mandato de dois anos.
O que é Ordem do Dia?
Ordem do Dia é a parte da sessão plenária destinada à discussão e votação de proposições.
O que é Processo Legislativo?
Processo Legislativo é a sucessão de atos realizados para produção de Normas Jurídicas.
O que é Norma Jurídica
Norma jurídica é uma regra ou preceito obrigatório estabelecido pelo Estado para reger as relações entre pessoas e entre estas e o próprio Estado. É a base do direito, regulando condutas e estabelecendo a ordem social, com sanções para quem as descumprir. No âmbito de uma Câmara Municipal, as normas jurídicas referem-se a todas as leis, resoluções, decretos e outros atos normativos que regulam a vida do município e as relações entre os seus cidadãos e o poder público. Essas normas são criadas pela Câmara através do processo legislativo e são fundamentais para a organização e funcionamento do município.
O que é Quórum?
Quórum é o número mínimo de Vereadores presentes necessário para a realização de sessão ou reunião de comissão, ou para realização de votação. O quórum de votação da Câmara de Aracruz está definido na Seção VII, do Regimento Interno - Do Quórum de Votação.
O que é Recesso Parlamentar?
Recesso parlamentar é a interrupção temporária dos trabalhos legislativos, realizada no período definido no Regimento Interno.
O que é Regimento Interno?
Regimento Interno é a Norma Jurídica que regula o funcionamento da Câmara Municipal. A base do atual regimento da Câmara é a Resolução 492/1990. O Regimento compilado e consolidado da Casa pode ser acessado aqui.
O que é Sessão Plenária?
É a instância máxima de discussão e deliberação do Poder Legislativo sobre a elaboração de leis, a fiscalização dos atos do Governo e ainda sobre as manifestações das diversas opiniões e posições partidárias e da sociedade. As sessões estão divididas em legislaturas, que correspondem ao período de quatro anos do mandato dos representantes dos cidadãos.
O que é Sessão Ordinária?
Sessão Ordinária é o tipo de Sessão Plenária realizada, na forma do Regimento Interno da CMA, uma vez por semana, às segundas-feiras.
O que é Sessão Extraordinária?
Sessão Extraordinária é o tipo de Sessão Plenária que corresponde às reuniões de Plenário marcadas para qualquer dia ou horário diferente do previsto semanalmente para a realização das Sessões Ordinárias.
O que é Sessão Especial?
Sessão Especial é o tipo de Sessão Plenária a se realizar da convocação de titulares de órgãos da administração pública direta e de entidades das administrações indireta municipais, conforme disposto regimental.
O que é Sessão Solene?
Sessão Solene é o tipo de Sessão Plenária que se realiza para comemorações ou homenagens especiais (concessão de honrarias) ou, ainda, posse do Prefeito e Vereadores.
O que é tramitação?
Tramitação é o curso de uma proposição legislativa de acordo com as normas constitucionais e as estabelecidas pelo Regimento Interno.
A Câmara Municipal de Aracruz regulamentou a Lei de Acesso à Informação?
Sim. Em 2014, por meio da Resolução n° 665/2014, foi regulamentada a Lei nº 12.527/2011, a Lei de Acesso à Informação (LAI), no âmbito do Poder Legislativo Municipal de Aracruz.
Que setor será responsável por fornecer essas informações?
O pedido de acesso à informação será oficializado junto ao Serviço de Informações ao Cidadão da Câmara Municipal de Aracruz – SIC: https://aracruz.es.leg.br/ouvidoria .
Quem pode solicitar as informações?
Qualquer pessoa natural ou jurídica tem legitimidade para apresentar pedido de acesso à informação.
Como posso fazer um pedido de acesso à informação?
O pedido será apresentado em formulário padrão, disponibilizado em meio eletrônico, no portal da Câmara Municipal de Aracruz na internet (https://aracruz.es.leg.br/ouvidoria), ou físico, em sua sede, localizada na Rua Professor Lobo, 550 - Centro, Aracruz - ES- CEP: 29190-062.
Qual é o prazo de resposta às solicitações?
O prazo de resposta será contado a partir da data do protocolo no Sistema de Ouvidoria. A solicitação será encaminhada ao setor que disponha da informação requerida que, no prazo de 20 (vinte) dias, a contar do recebimento, disponibilizará a informação pretendida, podendo ser prorrogado por mais 10 (dez) dias mediante justificativa, (Art. 11, Capítulo III da Lei 12.527/2011).
Quais informações podem ser negadas?
Não serão atendidos pedidos de acesso à informação genérica, desproporcionais ou desarrazoados, que exijam trabalhos de análise, interpretação ou compilação e consolidação de dados, serviço de produção ou tratamento que não sejam de competência do Poder Legislativo Municipal. Além disso, é vedado o pedido de acesso relativo a informações pessoais que potencialmente possam prejudicar a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem, bem como as liberdades e garantias individuais daqueles a quem elas se refiram.