VEREADORES PEDEM MELHORIAS NA SAÚDE E NA EDUCAÇÃO DURANTE A 137ª SESSÃO ORDINÁRIA

por Manuela Neves publicado 12/03/2024 11h00, última modificação 12/03/2024 12h45
Parlamentares cobraram melhoria da infraestrutura das escolas e do atendimento nas unidades de saúde de Aracruz

Durante a 137ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal, realizada na segunda-feira, 11 de março, os vereadores cobraram da Prefeitura e, especialmente, da Secretaria Municipal de Saúde, mais atenção aos pacientes que procuram as unidades de Pronto Atendimento e as unidades básicas de saúde em busca de atendimento. O assunto veio à tona após a vereadora Adriana Guimarães informar o falecimento de uma moradora do bairro Segatto, que passou três dias em busca de atendimento adequado no Pronto Atendimento do bairro Vila Rica.

Em vista de casos assim, tanto a vereadora Adriana quanto a vereadora Etienne Coutinho Musso cobraram que os servidores da saúde percorram as unidades básicas e os pronto atendimentos para verificar a situação nestes locais. Etienne sugeriu inclusive que a Secretaria de Saúde disponibilize atendentes nas unidades de saúde para agilizar os atendimentos e orientar os pacientes que chegam nestes locais. “Muitas vezes os pacientes que chegam nas unidades ou pronto atendimento estão em situação de emergência ou sob estresse”, afirmou a vereadora.

Escolas de Caieiras

Durante a 137ª Sessão, os vereadores cobraram também melhorias na infraestrutura das escolas municipais. O vereador Vilson Jaguareté cobrou a melhoria da parte elétrica da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) de Caieiras Velha, que sofre com falta de iluminação e com a precariedade no funcionamento dos ventiladores. Segundo relato da diretora da escola ao vereador, muitas vezes os ventiladores têm que ser desligados devido ao barulho que produzem, deixando as salas abafadas e sem condição para o ensino das crianças. Vilson disse que vai procurar a Secretaria de Educação para verificar se os pedidos para aquisição de aparelhos de ar condicionado e de melhoria da parte elétrica estão encaminhados.

Outro caso citado, desta vez pelo vereador Paim, foi referente à Emef Placidino Passos, no Centro de Aracruz, cujo auditório tem servido como depósito. Segundo o vereador, o auditório tem uma boa estrutura e não devia estar sendo usado para guardar material da escola. Ele pediu a reforma do local para que possa ter o uso adequado para o qual foi construído e voltar a sediar eventos. “Esse é um pedido da comunidade”.

Nota de repúdio

No mês que se comemora o Dia Internacional da Mulher, Adriana Guimarães fez referência ao Coletivo Dona Astrogilda, que, durante a Sessão, promoveu um ato em frente à Câmara contra a violência de gênero. A vereadora cobrou a efetiva implantação de ações das políticas públicas voltadas ao combate à violência contra as mulheres. Adriana aproveitou para comemorar a prisão, no dia de ontem, do agressor que atentou contra a vida de uma cidadã aracruzense. “Até quando nós vamos viver isso?”, questionou e cobrou que “esta Casa possa ser exemplo”.

O presidente da Casa de Leis, vereador Alexandre Manhães, leu uma nota de repúdio em que posiciona e afirma que “a Câmara Municipal de Aracruz, através de sua Mesa Diretora, como órgão político e institucional que atua em benefício e defesa da população de Aracruz, vem a público repudiar veementemente qualquer tipo de violência, seja física, psicológica, moral ou patrimonial, contra crianças, mulheres, idosos ou pessoas vulneráveis, e não se furtará em tomar as medidas cabíveis naquilo que lhe couber, da proteção das pessoas vítimas de violência. Neste sentido, a Câmara Municipal de Aracruz promoverá todos os esforços na garantia dos direitos mencionados”.