VEREADORES PEDEM LIMPEZA E REPARO EM VIAS DANIFICADAS PELA CHUVA
Durante a 171ª Sessão Ordinária, realizada na segunda-feira, 18 de novembro, os vereadores relataram problemas em diversas ruas e estradas danificadas pela chuva que atingiu Aracruz no último fim de semana. Alagamentos também foram registrados em bairros do distrito Sede, sobretudo naqueles onde as obras de macrodrenagem do valão da Grande Bela Vista estão sendo realizadas.
Os vereadores Marcelo Nena, Adriana Guimarães e Roberto Rangel relataram alagamento em ruas do Segatto, Portelinha e Bairro de Fátima, bairros que estão recebendo as obras de macrodrenagem do valão da Grande Bela Vista. Por outro, Marcelo Nena e Adriana Guimarães elogiaram a assistência prestada por secretarias e órgãos municipais aos moradores que tiveram suas residências atingidas pelas chuvas. Adriana aproveitou para convidar os colegas e os moradores da Grande Bela Vista a participarem das reuniões que a Prefeitura promove, de três em três meses na Igreja Católica Bom Pastor, no Segatto, para sanar dúvidas e atualizar as comunidades sobre o andamento das obras da macrodrenagem. A próxima reunião será realizada nesta terça-feira, 19, a partir das 19 horas.
Roberto Rangel relatou transtornos causados pela chuva também no bairro Planalto, que segundo ele, está com obras de infraestrutura em atraso e com problema de execução. “Várias ruas já com o asfalto totalmente cedido, deteriorado. É nítido ver que a terraplanagem não foi feita de forma correta.” Etienne Coutinho Musso apontou transtornos também em ruas do bairro Vila Santi, cujos bueiros foram entupidos pela areia que desceu com a chuva. Segundo ela, a Secretaria Municipal de Transporte e Serviços Urbanos (Setrans) já está com serviço agendado para limpeza dos bueiros. “Mas a gente pede a conscientização dos moradores para não colocarem areia para construção na rua.”
Orla e interior
As chuvas do último fim de semana causaram transtornos também em bairros e comunidades do interior do município. Nas vias que cortam as aldeias indígenas, alunos mais uma vez foram impedidos de ir à escola devido ao alagamento e à lama causada pela chuva, conforte informação do vereador Vilson Jaguareté. Problema semelhante foi relatado pelo vereador Paim em estradas vicinais do interior do município.
Por outro lado, o vereador Léo Pereira disse que as obras de drenagem e pavimentação realizadas na Vila do Riacho evitaram o alagamento das vias, problema que vinham sendo verificado em anos anteriores. Mas as chuvas trouxeram outro problema para os bairros da orla: a proliferação de ratos em bueiros na Barra do Riacho e na Barra do Sahy, como relatado pelos vereadores Jean Pedrini, Mônica Cordeiro e Etienne Coutinho Musso, que pediram providências à Prefeitura.
Dia da Consciência Negra
A comemoração do Dia Nacional da Consciência Negra, em 20 de novembro, foi motivo de fala dos vereadores Vilson Jaguareté, Etienne Coutinho Musso, Adriana Guimarães, André Carlesso, Mônica Cordeiro, Marcelo Nena e Rhayrane Pedroni. Todos enfatizaram a necessidade de combate ao racismo estrutural, bem como a construção de políticas públicas para o enfrentamento à discriminação que ainda sofre a população negra do Brasil. “Não podemos ignorar que o racismo ainda se faz presente em nossas práticas diárias. Precisamos nos unir e exigir que as políticas públicas de Aracruz sejam inclusivas e efetivas”, disse Rhayrane Pedroni. Para Adriana Guimarães “é preciso que, mais que um gesto simbólico, a valorização da cultura negra seja parte integral da nossa educação, da nossa economia e da nossa política pública”.
PROJETO APROVADO
Projeto de Lei nº 036/2024, de autoria do vereador Bibi Rossato: altera o Caput do artigo 3º, da Lei Municipal nº4.689/2024, que instituiu o “Programa Municipal “Oportunidades” de cotas para primeiro emprego, visando garantir vagas em todos os processos seletivos no âmbito da Administração Pública direta e indireta no Município de Aracruz.
Com a alteração, o artigo passa a vigorar com a seguinte redação:
Art.3º Para efeito desta Lei compreende-se por primeiro emprego aquele destinado às pessoas que não tenham experiência profissional comprovada em carteira de trabalho ou contrato de prestação de serviços na área de graduação.
REQUERIMENTOS
Vereadora Etienne Coutinho Musso – requereu ao Prefeito Municipal que encaminhe as seguintes informações ao seu gabinete: listagem de todos os motoristas lotados na Secretaria Municipal de Saúde, relação contendo o número de horas extras realizadas mensalmente por cada um deles, listagem contendo o valor recebido por cada um deles.
Vereador Alexandre Manhães – requereu à Mesa Diretora a realização de Sessão Solene, no dia 13 de dezembro, em comemoração ao Dia do Evangélico e ao Dia da Bíblia.