VEREADORES COBRAM PUBLICAÇÃO DO DECRETO QUE CONCEDE SUBSÍDIO AO TRANSPORTE PÚBLICO
Aprovado em 15 de março pela unanimidade dos vereadores, o Projeto de Lei que estabeleceu a concessão de subsídio às empresas concessionárias do transporte público em Aracruz ainda depende da emissão de decreto pelo Executivo Municipal para poder ser efetivado. A demora na emissão do decreto foi motivo de queixa dos vereadores durante a 58ª Sessão Ordinária, realizada na segunda-feira, 16 de maio. A cobrança dos parlamentares se justifica para evitar que os usuários arquem com o reajuste das tarifas dos ônibus e para exigir que o valor repassado às concessionárias seja investido na melhoria do serviço. Eles cobraram ainda o retorno aos horários regulares dos ônibus praticados antes das restrições impostas pela pandemia da Covid-19.
“Fizemos a parte que nos cabia, mas precisamos que o Executivo adiante esta questão e repasse [o valor do subsídio] para as empresas”, disse o vereador Jean Pedrini, que apontou ainda o horário muito espaçado das linhas como um problema enfrentado pelos usuários. Segundo o vereador Roberto Rangel, antes da pandemia eram 37 ônibus circulando e agora são 27 “se não me engano”. O horário mais espaçado tem causado a lotação nos ônibus, como disseram os vereadores Paim e Cecéu. “O retorno do trabalho é uma luta, um desafio. Já pedimos reforço e não vem. Ainda tem os aproveitadores nos ônibus lotados. É um constrangimento para as mulheres”, apontou Cecéu.
Macrodrenagem
Se a questão do transporte público foi motivo de queixas, a assinatura da ordem de serviço, no dia 10 de maio, e o início das obras de macrodrenagem do valão da Grande Bela Vista mereceram elogios dos parlamentares. “Parabéns a todas as pessoas que acreditaram nessa obra, ao prefeito Doutor Coutinho e a toda a sua equipe que não mediram esforços para que a obra do valão pudesse acontecer”, disse o vereador Alexandre Manhães.
A vereadora Adriana Guimarães, que é moradora da região da Grande Bela Vista, também manifestou gratidão pela assinatura da ordem de serviço da obra do valão, que segundo disse, “é uma luta antiga”. Ela informou inclusive que a empresa contratada já começou a movimentar o canteiro de obras, que está se iniciando pelo bairro da Portelinha. O vereador André Carlesso disse que “é uma felicidade grande saber que em torno de 40 mil pessoas vão ser beneficiadas com aquela obra. Aliás, toda a nossa comunidade será beneficiada, pois a partir do momento que a obra estiver concluída, nós teremos menos gastos com saúde e outros investimentos poderão ser feitos.”
Por fim, os vereadores parabenizaram os profissionais da limpeza pública que comemoram seu dia – o Dia do Gari – em 16 de maio.
Projetos aprovados
Projeto de Lei do Legislativo nº 077/21, de autoria do vereador Carlito Candin: institui a “Semana Municipal de conscientização e incentivo à preservação do patrimônio público escolar” no município de Aracruz. O projeto tem o objetivo de esclarecer, orientar, alertar e conscientizar sobre a importância da proteção e preservação do patrimônio público escolar.
Projeto de Lei do Legislativo nº 091/21, de autoria da vereadora Adriana Guimarães: institui a campanha “Leites de março” no município de Aracruz. O projeto tem por objetivo incentivar a amamentação, o aleitamento e a doação de leite materno, denominada “Leites de Março”, a ser implementada anualmente, durante o mês de março.