SESSÃO SOLENE MARCA A COMEMORAÇÃO DO DIA INTERNACIONAL DA MULHER

por Manuela Neves publicado 10/03/2023 08h00, última modificação 10/03/2023 08h00
Proposta pela vereadora Etienne Coutinho Musso, a solenidade homenageou mulheres de destaque na sociedade aracruzense

Na data em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, 8 de março, a Câmara de Aracruz realizou uma Sessão Solene para celebrar a data e homenagear cinco mulheres que são destaque na sociedade aracruzense. Proposta pela vereadora Etienne Coutinho Musso, a solenidade foi prestigiada pelo prefeito municipal, Luiz Carlos Coutinho, pelo presidente do Legislativo Municipal, Alexandre Manhães, pelos vereadores Marcelo Nena e Tião Cornélio, e a pela secretária de Municipal de Assistência Social, Iohana Kroehling, entre outras autoridades.

A Sessão Solene foi iniciada com um momento de louvor, entoado pela dupla Kesia e Lorena, da Primeira Igreja Assembleia de Deus de Aracruz. Em seguida, os vereadores presentes e o prefeito fizeram pronunciamentos alusivos ao Dia Internacional da Mulher, que foi instituído oficialmente em 1975, pela Organização das Nações Unidas (Onu), com o objetivo de incentivar a luta por igualdade de direitos e contra a violência de gênero.

Pronunciamentos

Primeiro a falar, Alexandre Manhães desejou que as mulheres possam continuar sendo “essas guerreiras dentro e fora de casa, abençoando e levando sempre a frente este entusiasmo, essa força que vem do interior, que é cuidar da família, cuidar dos afazeres, cuidar do dia a dia, cuidar da profissão. Nós estamos vivendo em tempos modernos e as mulheres com certeza têm um papel fundamental na nossa sociedade. Fica aqui o abraço de toda a Câmara Municipal a todas as mulheres e um feliz Dia Internacional da Mulher. Que Deus as abençoe.”

Em seguida, o prefeito Luiz Carlos Coutinho, em seu pronunciamento, disse que o dia 8 de março é apenas um dia das mulheres. “Isso não basta. Todos os dias são dias de comemorar e de homenagear as mulheres das nossas vidas. Parabéns a todas vocês pelo dia de hoje”.

Em sua fala, a proponente da Sessão Solene, Etienne Coutinho Musso, disse que o dia 8 de março é um dia histórico que marca a luta das mulheres por direitos e garantias. “Sabemos que ainda há um longo caminho a ser percorrido, por igualdade salarial, oportunidades, aumento de representatividade feminina em órgãos públicos e na política e pelo fim da violência doméstica e de gênero. (...) A construção de políticas públicas que tragam igualdade de gênero, ampliação dos direitos das mulheres e, principalmente, o fim do feminicídio, são pautas que precisam ser tratadas por toda as esferas de poder e por toda a sociedade. Que sejamos mulheres virtuosas e lutemos por uma sociedade mais justa e sem violência.”

Também se pronunciaram os vereadores Marcelo Nena e Tião Cornélio, que parabenizaram as mulheres de uma maneira geral, como também as mulheres que são importantes na vida de cada um deles. Os vereadores fizeram questão de citar suas esposas na data comemorativa do Dia Internacional da Mulher.

Homenageadas

Entre as homenageadas da noite, a empresária Keila Barreiros discorreu sobre empreendedorismo feminino; Celi Cabral, presidente da Fundação São João Batista, falou sobre empoderamento feminino; e Maria Cristina Hatab de Castro, coordenadora do curso de Direito das Faculdades Integradas de Aracruz (Faacz), que falou sobre a evolução dos direitos das mulheres no Brasil. Também se pronunciou a influenciadora digital Olinda Crema. As quatro homenageadas da noite receberam um certificado alusivo à data do Dia Internacional da Mulher, assim como a senhora Amariles Aguiar representando todas as mulheres de Aracruz.