SECRETÁRIA DE SAÚDE APRESENTA PRESTAÇÃO DE CONTAS DA PASTA REFERENTE AO 3º QUADRIMESTRE DE 2024
Na sexta-feira, 21, a secretária Municipal de Saúde, Rosiane Scarpatt Tóffoli, compareceu à Câmara Municipal para apresentar a prestação de contas da Secretaria referentes ao 3º Quadrimestre de 2024. Entre os dados apresentados no relatório, referentes às contas dos meses de julho, agosto e setembro de 2024, estão o demonstrativo das receitas e despesas com ações e serviços públicos em saúde; consultas e procedimentos na atenção básica; serviços e ações efetuados na vigilância em saúde; transporte e infraestrutura dos pontos de atendimento.
A apresentação do relatório foi acompanhada pelos vereadores Jean Pedrini, presidente da Câmara, Adriana Guimarães, Daniel Caldas (Dandan) e Marcelo Nena. Entre os dados apresentados, Adriana Guimarães observou que houve uma queda significativa no serviço de transporte para os atendimentos domiciliares entre o 2º e 3º quadrimestre de 2024. Questionada, a secretária admitiu o problema, que segundo ela, ocorreu devido à diminuição de recursos aportados para este serviço.
Unidades de Saúde
O vereador Jean Pedrini, por sua vez, parabenizou a secretária pela extensão dos horários de atendimento nas unidades de saúde de Santa Cruz e Barra do Sahy, mas apontou que os dois equipamentos estão com demanda elevada de atendimento, sobretudo pelo afluxo de novos trabalhadores nas empresas instaladas na orla do município. Pedrini sugeriu que a Prefeitura faça um entendimento com as empresas, para que estas possam dar algum suporte para dar conta da demanda crescente por atendimento em saúde na região. A secretária informou que já há uma conversa neste sentido entre as empresas e as pastas da Saúde e de Desenvolvimento Econômico.
Outro questionamento do presidente da Câmara foi sobre as obras da unidade de Santa Cruz, que estão paralisadas. Rosiane Scarpatt confirmou a informação e explicou que a empresa contratada alegou falta de sustentabilidade financeira para seguir com a obra. A secretária apontou a possibilidade de realização, pelo município, de uma nova licitação para contratação de outra empresa para concluir a obra.
Responsabilidade Fiscal
A apresentação da prestação de contas da Secretaria Municipal de Saúde cumpre o que determina a Lei de Responsabilidade Fiscal, que estabelece que “o Poder Executivo demonstrará e avaliará o cumprimento das metas fiscais de cada quadrimestre nas Casas Legislativas estaduais e municipais”.
Para consultar o relatório com a prestação de contas da Secretária Municipal de Saúde, clique aqui.