PROFESSORES SÃO HOMENAGEADOS DURANTE A 166ª SESSÃO ORDINÁRIA

por Manuela Neves publicado 15/10/2024 11h32, última modificação 15/10/2024 11h32
Na véspera do dia que os homenageia, vereadores expressaram gratidão e admiração aqueles que atuam na formação de crianças e jovens

O Dia do Professor, comemorado em 15 de outubro, foi lembrado e exaltado pelos vereadores durante a 166ª Sessão Ordinária, realizada na segunda-feira, 14 de outubro. “Quero expressar minha profunda gratidão e admiração por todos [os professores]. Vocês são os verdadeiros alicerces da sociedade, mudando não apenas o conhecimento, mas também os valores e sonhos das nossas crianças e jovens”, disse a vereadora Adriana Guimarães, que declarou ainda que “a Educação é a luz que ilumina o caminho para um mundo melhor”.

Os vereadores André Carlesso e Elizeu Costa destacaram “o valor inquestionável” dos professores na formação das gerações futuras, lembrando que a profissão de professor é aquela que ensina todas as demais profissões. Carlesso destacou ainda uma indicação que fez ao Executivo para criação da Casa do Professor, “um ambiente onde possa ser feita capacitação, cursos e treinamentos” e que funcionaria também como um fórum de diálogos entre os poderes públicos e a categoria.  

LIBRAS NAS ESCOLAS

Ainda no tema da Educação, a vereadora Etienne Coutinho Musso destacou a necessidade de o município contratar instrutores e intérprete de Libras para atuarem nas escolas do município. “A Educação é um direito fundamental e deve ser acessível a todos. No entanto, sabemos que muitos alunos com deficiência auditiva enfrentam barreiras significativas no ambiente escolar devido à falta de profissionais capacitados em Libras.”  

Por sua vez, o vereador Vilson Jaguareté cobrou a implantação de mais salas de aula climatizadas, bibliotecas e a regulamentação da Educação Indígena nas aldeias de Aracruz, enquanto o vereador Bibi Rossato cobrou a instalação de uma área coberta na Escola Francisca Rocha Ribeiro, em Jacupemba, lembrando que há dois anos já está disponível verba de emenda parlamentar para esta finalidade.  

CIDADE DO ESPORTE

Em sua fala, o presidente da Casa de Leis, vereador Alexandre Manhães, destacou diversos eventos esportivos que têm sido realizados em Aracruz, atraindo para o município centenas de esportistas do estado e do país. Entre os eventos destacados pelo vereador estão o IronCruz Endurance Triathlon, realizado no último fim de semana na Barra do Sahy, a 8ª etapa da Copa Norte de Jiu Jitsu e o Campeonato Brasileiro de Enduro. “É importante estarmos fomentando o esporte em nossa cidade, pois movimenta a economia e é também uma forma de garantir a presença de nossas crianças e nossos jovens [nestes eventos], tornando Aracruz um celeiro de grandes atletas e uma cidade referência não só no estado do Espírito Santo, mas no Brasil também na realização de grandes eventos esportivos.”  

ORDEM DO DIA

Na fase da Ordem do Dia, os vereadores votaram as seguintes matérias:

Veto nº 007/2024, de autoria do Executivo Municipal. As razões do veto são relativas à Emenda Inclusiva N.º 58/2024 acrescida, pelo Poder Legislativo, ao Projeto de Lei Complementar nº 003/2024, que dispõe sobre a Criação de Condomínio de Lotes Rurais, fora do Perímetro Urbano, cria Zona de Urbanização Específica – ZUE. O veto foi rejeitado pela maioria dos vereadores.

Veto nº 008/2024 à Emenda Aditiva nº 072/2024, também acrescentada pelo Poder Legislativo ao Projeto de Lei Complementar nº 003/2024. O veto foi mantido pela maioria.

Além dessas duas matérias, os vereadores votaram e aprovaram os seguintes projetos:

Projeto de Lei nº 004/2024, de autoria da vereadora Etienne Coutinho Musso: institui, no Calendário Oficial de Eventos de Aracruz/ES, o “Dia Municipal de Combate ao Extermínio da Juventude”, a ser comemorado no dia 21 de setembro.

Projeto de Decreto Legislativo nº 084/2023, de autoria do vereador Marcelo Nena: concede o “Prêmio Destaque Mulheres Aracruzenses” à senhora Nilda Maria Costa Soeiro.

Projeto de Decreto Legislativo nº 001/2024, de autoria do vereador Marcelo Nena: concede o “Título de Cidadã Aracruzense” à senhora Maria da Penha de Andrade.

Projeto de Decreto Legislativo nº 002/2024, de autoria do vereador Marcelo Nena: concede o “Título de Cidadão Aracruzense” ao senhor Cristiano Barbosa.

Projeto de Decreto Legislativo nº 004/2024, de autoria do vereador Marcelo Nena: concede o “Título de Cidadã Aracruzense” à senhora Eni Martins de Araujo Del Pupo.

Projeto de Decreto Legislativo nº 005/2024, de autoria do ex-vereador Lula: concede o “Prêmio de Honra ao Mérito Desportivo” ao senhor Edson Ferreira Lima.