Símbolos Municipais
São símbolos municipais, conforme Lei 95/1975:
Bandeira
A Bandeira possui quatro faixas que convergem dos quatro cantos para o centro, significando a força de todas as forças na luta por um objetivo comum: Aracruz. Estas faixas são vermelhas, ladeadas de branco (dos dois lados) em proporção menor. Estas cores servem para representar que, no seu dia a dia, o aracruzense trabalha pela paz, pela concórdia e pelas boas coisas (representada pela cor branca).
Brasão
O ex-vereador Aurício Modenesi (in memorian) acompanhou o processo de criação do Brasão e explicou no livro "Faça-se Aracruz" (1997) as origens dos marcos retratados no emblema:
- No centro do brasão, a cruz e a faixa azul que a atravessa com a frase latina "Esse Agnus Dei" (Eis o Cordeiro de Deus) - dita por São João Batista, padroeiro de Aracruz, ao batizar Jesus - representam o espírito cristão aracruzense e as origens cristãs do município;
- As águas correntes e o peixe, abaixo da cruz, expressam a fonte de abastecimento de boa parte da população, o mar e seu produto, a pesca.
- As chaminés, nas laterais do brasão, identificam as indústrias em atividade no município.
- As toras de madeira, por trás das chaminés, lembram o que já foi uma grande fonte de riqueza do município: a industrialização da madeira.
- O segmento de muralha dos antigos castelos da Era Feudal, acima do brasão, passa a ideia da realeza e nobreza de um povo que mereceu a visita de sua Majestade Imperial, Dom Pedro II, em fevereiro de 1860.
- A faixa vermelha com a menção "ARACRUZ - 3 DE ABRIL DE 1848", à frente das toras de madeira, destaca a data da Resolução Provincial n° 2, que criou o município, então com o nome de Santa Cruz.
Hino Municipal
Para informações sobre o Hino Municipal de Aracruz, acesse aqui.