Vereadores discutem sobre saneamento básico e valor da passagem de ônibus em Aracruz

por Isaac Ribeiro — publicado 13/03/2018 15h30, última modificação 14/03/2018 15h18
Colaboradores: Manuela Santos Neves
O programa Internet Social também foi uma das pautas da sessão.

Sessão Ordinária da Câmara

O aumento das tarifas do transporte público em Aracruz foi assunto que dominou os debates da 49ª sessão ordinária da Câmara Municipal. O reajuste de até 10% no valor das passagens foi motivo inclusive de manifestação por parte de pessoas que estavam presentes ao plenário da casa. Outro assunto em destaque foi o valão que corta o bairro Segato.

Transporte público

Em relação ao aumento no valor das tarifas dos ônibus em Aracruz, o vereador Alcântaro Filho (Rede) informou que o reajuste é fruto de uma revisão que se dá todo ano e que está prevista em contrato e não depende de deliberação da Câmara. Ele reconhece que o aumento é prejudicial à população, sobretudo, por não vir acompanhada de melhorias na qualidade do serviço que é oferecido no município. “Entra ano, sai ano e a gente não vê melhoria no transporte público de Aracruz.” O vereador sugeriu ainda que a prefeitura promova estudos que possam apontar soluções práticas e viáveis na prestação de serviço de transporte em todo município, como a implantação do bilhete único e de terminais rodoviários nos distritos de Aracruz.

Valão

Sobre o problema do valão no bairro Segato, o vereador Alexandre Manhães (MDB) alertou para a necessidade de uma obra de sustentação de suas laterais, que ameaçam ruir. Alcântaro Filho disse que esse é o maior passivo ambiental da sede do município. Ele relatou que esteve no local com o secretário de obras e infraestrutura do município, Wellington Lozer Giacomin, e pediu que o Executivo informe sobre a elaboração do projeto de obra do valão para que então possa iniciar a captação de recursos para execução do projeto e resolução definitiva do problema.

Internet social

O vereador Paulo Flávio informou que a prefeitura assinou convênio com o governo federal para implantação do programa “Internet social” para dar acesso à internet aos moradores de áreas mais isoladas do município.

Roda de conversa

A vereadora Dileuza (PSB) fez um convite a todos os vereadores e ao público em geral para a Primeira Roda de Conversa do Sistema de Garantias de Direito da Criança e do Adolescente de Aracruz, que será realizado no dia 22 de março, de 9 às 17 horas, no plenário da Câmara. O evento tem por objetivo propiciar espaço para o diálogo e discussão sobre os serviços e políticas públicas voltadas para o atendimento do público infanto-juvenil de Aracruz. Entre os temas que serão abordados estão “Conselho Tutelar: entendendo a essência da função que zela pelos direitos da infância”, “Atribuições do Conselho Tutelar e os desafios de trabalhar em rede”, “Novos modelos familiares e a competência de saber mediar conflitos” entre outros.

INDICAÇÕES

Celso Dias (PRB) – projeção e construção de praça e academia popular na Praia dos Padres.

Dileuza (PSB) – reforma e manutenção dos abrigos de ônibus na ES-010 no trecho que compreende a fábrica da Fíbria até a comunidade de Vila do Riacho; instalação de braços de luz com lâmpadas nos postes existentes na Rodovia Primo Bitti, no trecho entre Posto de Saúde de Caieiras Velhas e a Cohab de Coqueiral.

Marcelo Nena (PSL) – manutenção e instalação de playground na praça do Bairro Cohab 2; manutenção e reforma na praça do Bairro Boa Vista.

REQUERIMENTOS

Alexandre Manhães – requer que a Secretaria de Saúde encaminhe ao gabinete do vereador a relação dos pacientes que aguardam no Sistema de Regulação por cirurgia de catarata do município.

Dileuza – requer o encaminhamento à superintendência regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT) de ofício solicitando que sejam tomadas medidas para limpeza das margens da Rodovia ES-010, em especial no trecho que compreende a fábrica da Fíbria até a comunidade de Vila do Riacho.

VOTAÇÃO EM PRIMEIRO TURNO

Projeto de Resolução nº 001/2018: Prorroga prazo da Comissão Especial. Autor: Mesa Diretora

Projeto de Lei nº 009/2017: Institui a Semana Municipal de Apoio e Conscientização sobre o Parto Humanizado. Autor: Romildo Broetto

Informações à imprensa:

Texto: Manuela Santos Neves