Vereadores de Aracruz mostram preocupação com início período de chuvas e risco de enchentes no município

por Isaac Ribeiro — publicado 06/12/2017 14h35, última modificação 07/12/2017 10h43
Colaboradores: Manuela Santos Neves
O recolhimento de entulho e descarte de outros resíduos também foi discutido.
Vereadores de Aracruz mostram preocupação com início período de chuvas e risco de enchentes no município

As sessões ocorrem às segundas-feiras

A temporada de chuvas que se inicia com a proximidade do verão foi um dos assuntos mais debatidos pelos vereadores durante a 41ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal. Os parlamentares alertaram para a urgência de limpeza e drenagem no município de forma a minimizar o risco de enchentes em decorrência das chuvas que já atingem os estados do Espírito Santo e Minas Gerais. A vereadora Mônica Cordeiro (PDT) mostrou preocupação com a limpeza dos bueiros, no que foi acompanhada pelo vereador Fábio Neto (PCdoB), que alertou que há tempos o serviço não é realizado no município. “Nós estamos em período de chuva e temos que fazer limpeza urgente sob pena daquelas áreas críticas, que são históricas no município de Aracruz, voltarem a ter suas dificuldades e até mesmo prejuízos materiais para os moradores. Pedimos a empresa contratada atualmente que tenha atenção especial com a limpeza de bueiros”, informou Fábio Neto.

 

Um dos pontos críticos no município é o valão que corta o Bairro de Fátima e o bairro Segatto, que em período de chuva leva temor às famílias que moram na região. O vereador Alcântaro Filho (Rede) disse ter conversado com o prefeito, que informou já ter determinado que seja feita a limpeza preventiva no local. O vereador pediu ainda a colaboração dos moradores para que tenham consciência também em relação ao descarte do lixo ali, de forma a evitar que o acúmulo de resíduos impeça o escoamento da água do valão. “Pedimos também ao secretário de Obras que possa agilizar o projeto para resolver este problema, que talvez seja o problema mais grave de saneamento e infraestrutura na sede do município de Aracruz”, disse.

 

Lixo

Em relação ao lixo, a vereadora Dileuza (PSB), alertou para os pontos viciados que aumentam a cada dia. Ela informou que foi feito um mutirão de limpeza em Vila do Riacho e Barra do Riacho.

 

Estaleiro Jurong

Outro tema comentado na sessão diz respeito ao vídeo recebido por vereadores com denúncias sobre as condições insalubres que enfrentam os trabalhadores terceirizados do Estaleiro Jurong. Segundo Marcelo Nena (PSL), o vídeo mostra banheiros imundos e água sem potabilidade para consumo. O vereador Paulo Flávio (PRB) pediu aos sindicatos das categorias que fiscalizem e que façam denúncia junto ao Ministério do Trabalho porque “é uma vergonha a situação que os trabalhadores estão enfrentando para completar sua jornada de trabalho”.

 

Fábio Neto sugeriu a criação de uma comissão especial para apurar as condições de trabalho no Estaleiro. Para tanto, ele está oficiando um requerimento neste sentido. Romildo Broetto (PV) sugeriu que o ofício seja apresentado já na próxima sessão ordinária e a tempo de recolher assinatura de todos os vereadores. Em apoio, Alcântaro Filho pediu que cada vereador faça valer os votos recebidos de modo a fazer com que a Jurong, ou de forma amistosa ou de forma imperiosa através da lei, cumpra aquilo que as leis de trabalho determinam, dando “condições dignas para os nossos trabalhadores, pais e mães de família de Aracruz. Exigimos melhores condições de trabalho, mais postos de trabalho e mais respeito à população de Aracruz”.

Combustível

O preço que está sendo cobrado pelo combustível, especialmente a gasolina, nos postos da sede foi outra questão levantada durante a 41ª sessão. O assunto ganhou as redes sociais com muita reclamação por parte dos consumidores da região. Segundo Alcântaro Filho, o valor cobrado pela gasolina na sede talvez seja o mais caro do Espírito Santo, mas sem dúvida nenhuma é o mais caro da nossa região. “É o mesmo preço em todos os postos, o que supõe uma irregularidade. Temos que efetivar o requerimento para uma comissão especial para defendermos os consumidores e cidadãos de Aracruz em relação ao preço da gasolina. Temos que apurar esse fato, apurar se as distribuidoras estão cobrando mais caro.”

 

Passeata pela família

Por fim, os vereadores Alcântaro Filho, Marcelo Nena e Alexandre Manhães (PMDB) convocaram a população do município para participar do evento que será feito neste fim de semana, em favor dos valores da família. No dia 9, sábado, haverá palestra na Pibara, com o tema “Infância, adolescência e família”. Após a palestra, será realizada uma passeata que seguirá da Pibara até a Praça Matriz, a partir das 18 horas.

 

Indicações

Dileuza (PSB) – calçamento da Rua Manoel Felipe, rua de acesso a Escola Álvaro Souza e que se encontra intransitável devido às chuvas dos últimos dias; colocação de manilha e aterro do trecho do valão em Vila do Riacho para evitar vazamento para os quintais das casas vizinhas e risco de doenças aos moradores da localidade.

 

Paulo Flávio (PRB) – reparo nas avenidas Mauro de Oliveira Cunha e Valdemar Pereira Matos em Barra do Riacho, que apresentam afundamento asfáltico devido às fortes chuvas dos últimos dias; instalação de quebra mola na altura do km 17 da Avenida Pau Brasil, no bairro Barra Ville, em Barra do Sahy; instalação de placas de identificação das ruas do bairro Barra Ville; limpeza e capina da pracinha no bairro Barra Ville. 

 

Bibi Rossato (PSL) – substituição das lâmpadas incandescentes por lâmpadas de Led em todo o município de Aracruz, que são mais econômicas.

 

Adeir Lozer (PTB) – extensão de rede elétrica na Rua Cirça Coutinho, em Jacupemba. 

 

Lula (PRTB) – limpeza e retirada do entulho na Rua Elias Tartaglia, em Barra do Riacho, que se encontra infestada de caramujos africanos; doação de uniformes e mochila para alunos da rede municipal de ensino. 

 

Apresentação em Plenário

Projeto de Lei nº 038/2017: Dispõe sobre a obrigatoriedade da inclusão de frases de incentivo à leitura nas contas de água e luz. Autor: José Gomes dos Santos.

 

Votação em primeiro turno

Projeto de Lei nº 062/2017 Ementa: Autoriza a contratação temporária de profissionais no âmbito da secretaria municipal de desenvolvimento social e trabalho, na forma que especifica. Autor: Poder Executivo Municipal.

 

 

Informações à imprensa:

Texto: Manuela Santos Neves

Jornalista responsável: Isaac Ribeiro

Contato 27 3256- 9489 | 9 9946-6918

E-mail: comunicacao@cma.es.gov.br

Facebook: https://www.facebook.com/camaraaracruz

registrado em:
Adicionar Comentário

Você pode adicionar um comentário preenchendo o formulário a seguir. Campo de texto simples. Endereços web e e-mail são transformados em links clicáveis.