Sessão da Câmara é marcada por homenagens ao Dia Internacional da Mulher

por Isaac Ribeiro — publicado 07/03/2017 21h00, última modificação 05/10/2017 09h59
Todos os vereadores que se pronunciaram destacaram a data
Sessão da Câmara é marcada por homenagens ao Dia Internacional da Mulher

(FOTOS: Luan Lopes) As vereadoras Mônica Cordeiro (PDT) e Dileuza (PSB) homenagearam e receberam felicitações em relação ao Dia Internacional da Mulher

“Símbolo de amor, perseverança e desprendimento. Guerreira, amiga, emotiva, carinhosa, dedicada... Poderia escrever aqui milhares de adjetivos, mas eles todos se traduzem em uma só palavra: Mulher. Parabéns pelo seu dia. Você é muito especial!.” O texto inicial foi um trecho da sessão ordinária da Câmara de Aracruz realizada na última segunda-feira (6), que foi marcada por homenagens ao Dia Internacional da Mulher, celebrado 8 de março.

Todos os vereadores que se pronunciaram destacaram a data. A vereadora Dileuza (PSB) evidenciou a semana comemorativa e homenageou as mulheres com um conjunto de frases e mensagens que destacam a força feminina na sociedade. “De Gênesis a Apocalipse nós, mulheres, somos citadas na Bíblia como guerreiras e virtuosas. Quero homenagear e fortalecer o coro das mulheres que lutam e acreditam no seu potencial e capacidade de vitória”, disse.

A vereadora Mônica Cordeiro (PDT) parabenizou as mulheres de Aracruz. “A mulher conquistou o seu espaço, mas vive numa sociedade muito machista. É um orgulho para nós, e para essa Casa de Leis, as conquistas femininas diárias, mas ainda falta muito para chegarmos aonde vocês, homens, chegaram. Há mulheres que precisam assumir todos os papéis: tomar conta da casa, cuidar da educação dos filhos e garantir o sustento da família. Nós temos força para isso e estamos batalhando para ter o mesmo reconhecimento masculino”, destacou.

O presidente da Câmara, vereador Alcântaro Filho (Rede) ressaltou a importância das mulheres na política, sobretudo, na Câmara Municipal. “A Bíblia traz, em Provérbios 14:1 que a mulher sábia edifica sua casa. É assim na família e na sociedade. A mulher, dia após dia, mostra garra e competência para mostrar seu valor numa sociedade que infelizmente, ainda alimenta o machismo. A mudança de comportamento deve começar por nós, imediatamente! Reforço e cultivo a esperança de que realmente possamos avançar ainda mais na conquista pela igualdade no próximo 8 de março”, destacou.

Em seu pronunciamento, o presidente parabenizou as mulheres da Câmara e cidadãs de Aracruz

O vereador Alexandre Manhães (PMDB) usou um versículo bíblico para celebrar o dia. “A mulher virtuosa quem achará? O seu valor muito excede ao de rubis. Essas palavras estão em Provérbios 31:10. Mulher, Deus te deum um dom especial. Use prudentemente dentro de sua casa, da sociedade, onde quer que você esteja. Ser mulher virtuosa, não é uma tarefa fácil, porem, na presença de Deus, tudo é possível. Seu valor não é material. E quanto mais virtuosa for na presença de deus, mais valor terá seu espirito. Não falo de valor financeiro, mas de valor ímpar”, finalizou.

Em seu pronunciamento, o vereador Carlito Candin (PRP) saudou a todas as mulheres. “O homem sem a mulher não é nada. Quero, desde já, parabenizar todas as mulheres e agradecer a todas elas por existirem”. O parlamentar Ronivaldo Cravo (PRP) elogiou a mãe dele, em nome de todas as mulheres. “Hoje eu estou aqui graças a uma grande mulher que confiou nos meus passos, na minha caminhada, na minha vida. Deixo um abraço a todas as mulheres de Aracruz”, destacou.  Já Romildo Broetto (PV) desejou que Deus possa abençoar as homenageadas.

Além dos vereadores, estiveram presentes à sessão o representante do Conselho Tutelar da orla, Marcos Caliman; o vice-prefeito de Aracruz, Lucio Zanol (PTN); o secretario municipal de Agricultura, Renato Pereira Sobrinho; o secretário municipal de Turismo e Cultura, Jean Pedrini; e o presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Aracruz (Sisma) Walace Oaske.

Indicações, requerimentos e Projetos de Lei apresentados

Adeir do Gás (PTB)

Reforma da Unidade de Saúde de Jacupemba – Primo Bitti

- Ampliação do CMEI  Francisca Rocha – Jacupemba

Construção de uma praça em Jacupemba

Alcântaro Filho (Rede)

Pavimentação nas ruas do bairro Planalto

- Reinício do obra de duplicação da Rodovia

- Construção de arquibancada e vestiários no Campo Bom de Bola e construção de uma praça no bairro São Marcos

- PL 003/2017 – Dispõe sobre a denominação do campo de futebol soçaite do bairro São Marcos. O projeto foi encaminhado às comissões

Alexandre Manhães (PMDB)

- Solicitou urgência no abastecimento de água nas comunidades necessitadas - Rio Preto

- Reestabelecimento da limpeza Urbana

- Serviço de manutenção dos cemitérios

- Implantação de placas indicativas de logradouros públicos de Aracruz nas ruas e avenidas

Celson da Farmácia (PRB)

- Alargamento da pista de rolamento do trevo do posto de gasolina em Coqueiral

- Pavimentação asfáltica e calçamento na Balsa – Piraquê-Açu

Dileuza (PSB)

- Motonivelamento nas ruas de terra da Vila do Riacho e também nas vias de acesso às aldeias indígenas e Assentamento Nova Esperança.

- Troca de lâmpadas na Rua Flor de Imperatriz, no atual número 61, Bairro Jardins

Lula (PRTB)

- Manutenção e  instalação de bebedouros nas capelas mortuárias

-Reformulação do sistema de distribuição das caixas coletoras