Segundo turno: Câmara aprova repasse de mais de R$ 200 mil à APAE de Aracruz

por Isaac Ribeiro — publicado 06/03/2018 09h50, última modificação 06/03/2018 09h55
Colaboradores: Manuela Santos Neves
O serviço do Saae de Aracruz também foi comentado em sessão.
Segundo turno: Câmara aprova repasse de mais de R$ 200 mil à APAE de Aracruz

48ª Sessão Ordinária em Aracruz

Na 48ª sessão ordinária da Câmara de Aracruz, os vereadores aprovaram em segundo turno o Projeto de Lei 001/2018 do Executivo Municipal, que autoriza o repasse de R$ 261.084 à Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais.  Também foi aprovado em segundo turno e de forma unânime o Decreto Legislativo 001/2018 referente às contas da Prefeitura no exercício de 2015.

Logo no início da sessão, o presidente da Casa, Alcântaro Filho (Rede) pediu a observância de um minuto de silêncio em memória de Marcos Sales Selvatici, assessor do vereador Marcelo Nena (PSL) falecido na última quinta-feira (02). Muito emocionado, Marcelo Nena leu um texto em homenagem e agradecimento a seu assessor e declarou: “hoje foi difícil estar no gabinete sem vê-lo.” Os demais parlamentares manifestaram solidariedade ao vereador Nena e aos familiares de Marcos Selvatici.

O vereador Romildo Broetto (PV) elogiou a postura do diretor do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), Elias Marochio, que atendeu de pronto a reivindicação dos moradores da comunidade de Nova Esperança, que na semana passada haviam interrompido o tráfego na rodovia ES-010 em protesto contra a falta de abastecimento de água naquela localidade. No mesmo dia, o SAAE, por determinação de seu diretor, tomou providências para resolver o problema. “Elias Marochio é uma pessoa resolutiva, que dá retorno e resolve problema”, elogiou Broetto.

Fios caídos e animais na pista

A vereadora Dileuza (PSB) mais uma vez pediu providências à EDP Escelsa sobre a manutenção dos postes e fios da rede elétrica, sobretudo no centro da cidade. Ela relatou que dois acidentes ocorreram em decorrência dos fios baixos ao longo da Avenida Venâncio Flores. A vereadora pediu providências também em relação aos animais que invadem vias que ligam a sede aos distritos da orla. Ela relatou que já houve acidentes graves envolvendo animais e carros. O vereador Paulo Flávio informou que a prefeitura conta com serviço de caminhão para retirada dos animais. A vereadora então pediu que o executivo municipal divulgue de forma ampla os telefones do serviço de remoção e retirada dos animais das pistas.

Indicações

Bibi Rossato (PSL) – patrolamento e colocação de solo brita nas ruas sem pavimentação em Jacupemba.

Paulo Flávio (PRB) – pavimentação asfáltica de ruas e avenidas de Barra do Riacho; reforma geral da Praça Sinval Quirino e do campo de futebol soçaite em Barra do Riacho.

Requerimentos

Alexandre Manhães (MDB) – requer inclusão na pauta para apresentação em plenário do projeto de lei 009/2018 que institui no calendário de comemorações oficiais do município o dia dos profissionais de enfermagem e dá outras providências.

Paulo Flávio (PRB) – requer que sejam incluídos em pauta para apresentação em plenário dos projetos 003/2018, 004/2018, 005/2018, 006/2018, 007/2018 e 008/2018, que autorizam respectivamente: repasse de valores para a Associação de Moradores de Guaraná; repasse de valores para Associação Jovens Amigos a Serviço da Comunidade de Jacupemba; repasse de valores para a Associação de Moradores do Córrego Alegre; cria o fundo municipal de centros empresariais de Aracruz e altera a Lei 3.888/2015 e dá outras providências; dispõe sobre autorização do Poder Executivo Municipal para apoiar financeiramente o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper); autoriza o Poder Executivo Municipal a doar área de terras e dá outras providências.

Mônica Cordeiro (PDT) – requer à Secretaria de Cultura e Turismo que preste informação, no prazo de 30 dias, sobre gastos das contratações de artistas por ocasião da programação de verão e carnaval nos exercícios 2015, 2016 e 2018.

Romildo Broetto (PV) – requer voto de pesar a Maria das Graças dos Santos pelo falecimento de seu esposo, José dos Santos, ocorrido no dia 28 de fevereiro.

Votação em segundo turno

Projeto de Lei nº 001/2018: Dispõe sobre a autorização ao Poder Executivo Municipal para apoiar financeiramente a Instituição Filantrópica e dá outras Providências. Autor: Poder Executivo Municipal.

Projeto de Decreto Legislativo nº 001/2018: Aprova as contas da Prefeitura Municipal de Aracruz, referente ao exercício de 2015, de responsabilidade do senhor Marcelo de Souza Coelho. Autor: Comissão de Finanças.

Informações à imprensa:

Jornalista responsável: Isaac Ribeiro