Secretário de Saúde de Aracruz participa de Sessão Especial na Câmara de Vereadores

por isaac — publicado 05/10/2017 13h05, última modificação 05/10/2017 16h05
Ivan Pestana falou sobre reformas, obras e questões administrativas da pasta.
Secretário de Saúde de Aracruz participa de Sessão Especial na Câmara de Vereadores

Secretário de Saúde responde vereadores

Com a presença dos vereadores Fábio Netto (PC do B), Celson da Farmácia (PRB), Carlinhos Josiel (PP), Marcelo Nena (PSL), Ronivaldo Cravo (PRP), Dileuza (PSB) e Alexandre Manhães (PMDB) foi realizada nesta quinta-feira (5) a 9ª sessão especial da Câmara Municipal para ouvir do secretário municipal de Saúde, Ivan Vicente Pestana, esclarecimentos sobre as reais condições de atendimento nas unidades de atendimento básico dos bairros e distritos, sobre a parceria da Prefeitura com o Hospital São Camilo e sobre dados de demanda pelos serviços de saúde no município.

 

No início da sessão, o secretario foi questionado sobre o fechamento das unidades de atendimento básico em dias que são decretados pontos facultativos pela administração municipal, como ocorreu no dia 8 de setembro. Ele reconheceu o problema ocorrido naquele dia e informou ter determinado que todas as unidades estejam funcionando em dias de ponto facultativos, que segundo ele, são dias de trabalho. Sobre as condições de atendimento das unidades básicas, que têm sido motivo de queixas constantes da população, Ivan Pestana esclareceu que estão sendo buscados recursos para reforma, ampliação e construção das unidades nos distritos.  

 

Pontuando as providências que estão sendo tomadas, o secretário informou que a prefeitura está buscando a legalização de um terreno para que possa ser iniciado o processo licitatório para construção da unidade de saúde em Vila do Riacho. Ele destacou que a reforma da unidade de Barra do Sahy já está em fase de conclusão da planilha e, logo que concluída, será dado início ao processo licitatório. Sobre Santa Cruz, o secretário reconhece que naquele distrito o melhor será construir uma nova unidade, para isso está buscando uma área pública que possa receber a nova unidade e assim atender a demanda por serviço de saúde no distrito e regiões vizinhas. 

 

Hospital São Camilo

Uma outra informação ainda sobre as unidades de saúde, o secretário informou que elas deverão atender por demanda livre e não mais por demanda agendada, a fim de que seja diminuída a procura por atendimento no Hospital São Camilo, o que vai ajudar a diminuir os custos para o Hospital e, consequentemente, para a própria Prefeitura. Por fim, o secretário assegurou que não haverá corte no repasse da verba do município para o Hospital, como chegou a ser cogitado.  

 

Informações à imprensa:

Texto: Manuela Santos Neves

Jornalista responsável: Isaac Ribeiro

Contato 27 3256- 9489 | 9 9946-6918

E-mail: comunicacao@cma.es.gov.br

Facebook: https://www.facebook.com/camaraaracruz