Passe-livre: estudantes têm benefício recuperado após participarem de sessão na Câmara de Aracruz

por Isaac Ribeiro — publicado 02/03/2017 21h00, última modificação 05/10/2017 09h59
Durante a sessão, de forma pacífica, os alunos exibiram cartazes reivindicando o retorno do benefício

(FOTO Isaac Ribeiro) Os estudantes são moradores de diversas comunidades de Aracruz e até de municípios vizinhos

Um grupo de estudantes dos cursos técnicos de Meio Ambiente e de Segurança do Trabalho da Escola Estadual Monsenhor Guilherme Schmitz, em Aracruz, conquistaram o direito de passe-livre atendido após participarem da segunda sessão ordinária da Câmara de Aracruz. De forma pacífica, os alunos exibiram cartazes reivindicando o retorno do benefício. Momentos antes, eles participaram de uma reunião com os parlamentares.

A coordenadora e professora do curso técnico de Segurança do Trabalho, Cíntia Laet Ravani Bottoni explicou que cerca de 80 alunos eram atendidos com um benefício de 50% de passe-livre até dezembro de 2016. “No dia 27 de dezembro, e empresa responsável pelo transporte simplesmente cancelou o benefício. Quando retornamos às aulas, em fevereiro deste ano, os alunos foram surpreendidos com essa notícia”, informou Cintia, que também participou da sessão realizada no último dia 20.

Os estudantes e professores entraram em contato com a empresa e alegaram que a venda do passe com 50% de desconto para estudantes está prevista na Lei Orgânica do município. “Mostramos que nosso curso era reconhecido pelo MEC, denunciamos ao Ministério Público e também ao Procon. Como nosso problema precisava ser resolvido de forma urgente, procuramos a Câmara e fomos prontamente atendidos pelos vereadores”, relembrou.

Os vereadores acionaram o setor responsável pela demanda e a situação foi solucionada. “Depois dessa experiência positiva que tivemos na Câmara, aconselho a todo o cidadão com questões semelhantes a nossa a procurar os vereadores de Aracruz. No nosso caso, fomos atendidos com respeito e tivemos a atenção necessária para resolvermos nosso problema. Agora, precisamos confirmar como está a situação dos alunos de outros municípios”, disse.

O presidente da Câmara, vereador Alcântaro Filho (Rede), parabenizou a postura e organização dos estudantes. “Nosso papel é legislar em benefício da comunidade. Fizemos nossa obrigação e gostaria de reafirmar: a Câmara está aberta e vai atender aos interesses do cidadão. Dentro da legalidade, vamos trabalhar para garantir direitos, fiscalizar o Executivo e propor projetos que transformem e melhorem a vida em Aracruz”, garantiu.