OBRAS PÚBLICAS, REPASSES OBRIGATÓRIOS E PROJETOS ORÇAMENTÁRIOS SÃO DESTAQUES NA 66ª SESSÃO DA CÂMARA DE ARACRUZ
Entrega de obras inacabadas, repasses obrigatórios ainda não cumpridos votação de projetos que tratam de suplementação orçamentária foram destaques na fala dos vereadores durante a 66ª sessão ordinária da Câmara Municipal de Aracruz, realizada na segunda-feira, 9 de julho.
Avenida Guaxindiba
A inauguração da duplicação da Avenida Guaxindiba, na terça-feira, 4 de julho, reuniu em Aracruz autoridades do estado e do município e foi destaque na 66ª sessão, merecendo menção dos vereadores, que elogiaram a entrega da obra que se estendeu por três gestões. A vereadora Dileuza (PSB) mesmo reconhecendo a importância da obra e dos esforços do governo do estado e da prefeitura para sua conclusão, lamentou que esta ainda esteja incompleta, uma vez que não foram feitas as ações de sinalização, iluminação e acessibilidade para pedestre e aos bairros próximos. Segundo a vereadora, o secretário municipal de Obras e Infraestrutura, Wellington Giacomin, garantiu que em 90 dias a obra estará totalmente concluída.
Em aparte à fala da vereadora, o vereador Fábio Netto (PCdoB) questionou “como que uma obra é inaugurada se ainda não foi concluída”, ferindo inclusive uma lei aprovada pela Câmara que proíbe a entrega de obras inacabadas. O vereador disse que vai pedir responsabilidade tanto do prefeito quanto do secretário de obras e infraestrutura. Por seu turno, o vereador Marcelo Nena (PSL) apontou para o cunho político do evento de inauguração da duplicação da via e para a necessidade de fiscalizar seu término. “Nós pagamos impostos, temos direito de cobrar”.
Comunidade Betânia
Os vereadores Alcântaro filho (Rede) e Fábio Netto mostraram preocupação com a manutenção da Comunidade Terapêutica Betânia, projeto que trabalha no acolhimento e tratamento de dependentes químicos em Aracruz e região, que ainda não recebeu o repasse previsto na Lei Orçamentária de 2018. Alcântaro Filho afirmou que irá pedir esclarecimento à Secretaria de Governo da Prefeitura para informar o porquê do repasse ainda não ter sido realizado. O mesmo pedido será feito pelo vereador Fábio Netto à secretaria municipal de Saúde.
REQUERIMENTOS
Todos os 17 vereadores – requerem a realização de audiência pública para discutir a segurança pública no município de Aracruz, na data de 23 de agosto de 2018, às 9 horas, no plenário da Câmara Municipal.
Alcântaro filho – requer voto de congratulação ao atleta Rayssander Mattos Vieira, 29 anos, que se sagrou campeão estadual de fisiculturismo em junho deste ano.
Dileuza – requer voto de pesar pelo falecimento de Otávio Agostino Cordeiro, ocorrido no dia 6 de julho; requer voto de pesar pelo falecimento de Dulcineia Oliveira da Silva, ocorrido no dia 8 de julho.
Fábio Netto – requer ao diretor do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) que forneça ao gabinete cópia integral do processo administrativo n º 183/2017, bem como dos demais processos que constam ordem de serviço e pagamentos oriundos do processo acima citado; requer ao diretor do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) que forneça ao gabinete cópia integral do processo administrativo n º 174/2017, bem como dos demais processos que constam ordem de serviço e pagamentos oriundos do processo acima citado.
APRESENTAÇÃO EM PLENÁRIO
Projeto de Lei nº 027/2018: dispõe sobre a denominação de logradouro público no bairro Vila Rica, situado no distrito sede do Município de Aracruz. Autor: Poder Executivo Municipal
Projeto de Lei nº 029/2018: altera denominação de logradouro público. Autor: Poder Executivo Municipal
Projeto de Lei nº 030/2018: dispõe sobre a obrigatoriedade do envio do relatório trimestral à Câmara Municipal de Aracruz. Autor: Poder Executivo Municipal.
Projeto de Lei nº 037/2018: autoriza o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) a firmar acordo. Autor: Poder Executivo Municipal.
Projeto de Lei nº 039/2018: altera artigo da Lei 2.895/06 e da Lei 3.652/13 com suas posteriores alterações pela Lei 3.762/13. Autor: Poder Executivo Municipal.
VOTAÇÃO EM PRIMEIRO TURNO
Projeto de Lei nº 035/2018 – regime de urgência: autoriza repasse de verba mediante termo de fomento com a Fundação Monsenhor Guilherme Schmitz. Autor: Poder Executivo Municipal.
Pedido de vista
Fábio Netto – pedido de vista por três sessões do Projeto de Lei nº 002/2018, com emenda: altera a Lei nº 3.943 de 13 de Julho de 2015, que trata da estrutura organizacional do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Aracruz – ES, e dá outras providências. Autor: Poder Executivo Municipal.
Fábio Netto – pedido de vista por uma sessão do Projeto de Lei nº 009/2018: altera dispositivo da Lei nº 3.889/2015 que dispões sobre a cobrança de crédito de dívida ativa municipal por meio de procedimentos administrativos e ação de Execução Fiscal. Autor: Poder Executivo Municipal.
Celson Dias (PRB) – pedido de vista por um dia para análise na Comissão de Constituição, Legislação, Justiça e Redação do Projeto de Lei nº 038/2018, que dispõe sobre abertura de crédito adicional especial. Autor: Poder Executivo Municipal.
VOTAÇÃO EM SEGUNDO TURNO
Projeto de Lei nº 010/2018: dispõe sobre a alteração de zoneamento urbanístico da localidade Centro no distrito Sede de Aracruz. Autor: Poder Executivo Municipal.
Projeto de Lei nº 019/2018 – com emendas: dispõe sobre as diretrizes para elaboração da Lei Orçamentária para o exercício de 2019. Autor: Poder Executivo Municipal.
Projeto de Lei nº 036/2018 Ementa: autoriza o repasse de valores para a Associação Vidas. Autor: Poder Executivo Municipal.
Pedido de vista
Dileuza – pedido de vista por dois dias do Projeto de Lei nº 028/2018 – com Substitutivo e Emenda: autoriza o Poder Executivo suplementar o orçamento – 2018 em mais 15% do total de despesa fixada para o exercício. Autor: Poder Executivo Municipal.