Evangélicos lotam Câmara em celebração os 500 anos da Reforma Protestante

por Isaac Ribeiro — publicado 01/11/2017 16h45, última modificação 06/11/2017 13h58
Colaboradores: Manuela Santos Neves
A noite solene foi encerrada com a entrega de 23 certificados.
Evangélicos lotam Câmara em celebração os 500 anos da Reforma Protestante

Sessão marcada por entrega de certificados

O Evangelho como instrumento da verdade de Deus e os valores da família foram os temas mais exaltados na Sessão Solene da Câmara Municipal de Aracruz que homenageou os 500 anos da Reforma Protestante de Martin Lutero, que teve marco inicial no dia 31 de outubro 1517. Foi neste dia Lutero divulgou suas 95 teses, que deram origem aos princípios e à fé protestante em todo o mundo. A comemoração lotou o plenário da Câmara Municipal, que reuniu pastores das diversas correntes da Igreja Protestante que se formaram a partir do ato de Lutero e de homens que lhe sucederam na afirmação do Evangelho como única fonte da palavra de Deus.

A sessão solene foi proposta pelo presidente da Câmara, vereador Alcântaro Filho (Rede), que em seu pronunciamento lembrou que antes de Lutero a palavra de Deus era inalcançável para a maioria dos cristãos no mundo, pois que era transmitida apenas em latim e apenas pelos clérigos da igreja cristã de então.  Coube a Lutero traduzir a palavra de Deus do latim para a língua falada e compreendida pelo homem comum. Como cristão e político, o vereador acredita que o acesso à palavra de Deus é “o instrumento para reformar o meio e a sociedade onde vivemos, a família onde crescemos, mas principalmente reformar o nosso município de Aracruz. Somos reformadores através da palavra de Deus.”

Os cinco princípios

Entre os homenageados da noite, o pastor Luciano Gomes Estevam, pastor da Primeira Igreja Batista de Aracruz (Pibara) e presidente da Associação dos Ministros de Aracruz (Amar), lembrou em seu pronunciamento os cinco princípios que regem a fé protestante – glória somente a Deus, somente a fé como salvação, graça somente a Deus, somente Cristo como instrumento da salvação e somente o evangelho como regra e prática da fé. Em sua fala, o pastor fez questão ainda de exaltar os valores da família, assim como o prefeito Jones Cavaglieri.

Coube a secretária de Educação do município, Ilza Rodrigues, surpreender e emocionar os presentes à sessão ao entoar o hino de louvor “Vencendo vem Jesus”. Também se pronunciaram na sessão solene os pastores Sebastião Antônio Neto, da Igreja Metodista Wesleyana, Isnaldo Rodrigues, da Igreja Cristo Vive, e pastor Enan Monteiro de Lima, da Igreja do Nazareno. Todos os vereadores presentes – Alexandre Manhães (PMDB), Alberto Lopes (PRB), Carlito Cadin (PRP), Lula (PRTB), Marcelo Nena (PSL), Paulo Flávio (PRB) e Ronivaldo Cravo (PRP) – também fizeram questão de se pronunciar e exaltar a Reforma da igreja cristã pela obra de Martin Lutero e dos demais pais fundadores do protestantismo que deram origem às igrejas evangélicas em todo o mundo.

Homenagens

A noite solene foi encerrada com a entrega de 23 certificados aqueles que de uma forma ou de outra ajudam a manter os princípios da fé protestante em Aracruz e no estado do Espírito santo. Abaixo, a lista de homenageados:

Luciano Estevam Gomes – Primeira Igreja Batista | AMAR

Hewerton Scheidegger Paulo – Ministério Palavra da Fé