Chuva e corte das castanheiras da orla de Aracruz são destaques em sessão na Câmara

por Isaac Ribeiro — publicado 17/04/2018 16h20, última modificação 18/04/2018 14h35
Colaboradores: Manuela Santos Neves
A 54ª Sessão Ordinária foi realizada na última segunda-feira (16).

54ª Sessão Ordinária

A forte chuva que atingiu o estado do Espírito Santo e o município de Aracruz no último fim de semana e a polêmica em torno do corte das castanheiras da orla de Aracruz foram os assuntos em destaque durante a 54ª sessão ordinária da Câmara Municipal, realizada na segunda-feira (16). Primeiro a se pronunciar, Alcântaro Filho (Rede) falou sobre os transtornos causados pela chuva, sobretudo na região do Bairro de Fátima, cujo valão mais uma vez alagou.

Segundo ele, apesar das várias indicações feitas pelos parlamentares, até hoje o problema não foi resolvido. O vereador fez então um apelo à prefeitura, ao governo do estado e à bancada capixaba na Câmara Federal para buscar e disponibilizar verba para o projeto de saneamento no local de forma a resolve definitivamente um problema que perdura há quase 30 anos.

Limpeza urbana

A chuva causou transtorno também em outros bairros e distritos de Aracruz. Na orla, o problema foi agravado devido ao entupimento dos bueiros, que segundo os vereadores Romildo Broetto (PV) e Mônica Cordeiro (PDT) há tempos não são limpos com a frequência necessária.

A vereadora Dileuza (PSB) apontou ainda para o problema do lixo acumulado e do mato alto nos distritos, o que pode dificultar ainda mais o escoamento da água da chuva e contribuir para a proliferação de doenças com consequente risco à saúde da população. O problema do mato alto e água da chuva acumulada também foi abordado pelo vereador Lula (PRTB), que relatou casos de dengue nos bairros da sede.

Castanheiras da orla

Outro tema discutido na sessão foi o projeto de recuperação da restinga na orla de Aracruz, que inclui o corte das castanheiras. Decorrente do Plano de Recuperação de Áreas Degradadas (Prad), uma condicionante da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) como compensação pelas obras de ampliação do aeroporto de Vitória, o assunto que tem causado insatisfação entre moradores dos bairros e distritos da orla, segundo relato dos vereadores Romildo Broetto e Carlinhos do Josiel (PP).

Broetto fez um pedido para que prefeito reveja o projeto. Por seu turno, Alcântaro Filho sugeriu que os vereadores assinem um ofício em conjunto pedindo ao prefeito que analise juridicamente e veja a possibilidade de anulação do ato que autoriza o corte, uma vez que o mesmo foi assinado na gestão anterior.

Requerimento

Fábio Netto (PCdoB) – requer que seja encaminhada ao gabinete do vereador pelo Executivo Municipal cópia da prestação de contas do exercício anterior.

Indicação

Paulo Flávio (PRB) – ampliação dos abrigos de ônibus na Avenida Florestal, sentido Barra do Riacho, e manutenção de todos os abrigos da orla do município, principalmente na Barra do Sahy; limpeza e manutenção das praças de Barra do Riacho e de Barra do Sahy.

Mônica Cordeiro (PDT) – limpeza dos logradouros públicos em Barra do Riacho.

Dileuza (PSB) - Indica à Mesa Diretora da Câmara, juntamente com a vereadora Mônica Cordeiro (PDT), a criação da Ouvidoria da Mulher, vinculada à Ouvidoria Geral da Câmara Municipal de Aracruz.

Apresentação em plenário

Projeto de Lei nº 011/2018: dispõe sobre a denominação de logradouros públicos no bairro Santa Rita, no distrito de Jacupemba.

Autor: Bibi Rossato

Projeto de Lei nº 012/2018: dispõe sobre denominação de logradouros públicos no bairro Santa Rita no distrito de Jacupemba - Aracruz/ES. Autor: Adeir Antônio Lozer.

Projeto de Resolução nº 002/2018: constitui Comissão Especial Autor: Mesa Diretora.

Votação em Primeiro Turno

Projeto de Lei nº 040/2017: dispõe sobre o dia das pessoas centenárias do Município de Aracruz a ser celebrado anualmente no dia 10 de outubro. Autor: Paulo Flávio Machado.

Projeto de Lei nº 008/2018 Ementa: Autoriza o Poder Executivo Municipal a doar área de terras.

Autor: Poder Executivo Municipal.

Informações à imprensa:

Jornalista responsável: Isaac Ribeiro