ÍNDICE DE TRANSPARÊNCIA DA CÂMARA DE ARACRUZ AVANÇA CERCA DE 30% NO PERÍODO DE UM ANO
De 42,41% para 71,61%, esta foi a evolução do índice de transparência da Câmara Municipal de Aracruz entre 2023 e 2024, de acordo com o Radar da Transparência Pública, que mede a qualidade da transparência e a aderência às boas práticas de gestão e divulgação de informações de órgãos públicos de estados e municípios brasileiros. Esse aumento reflete as ações implementadas na Câmara Municipal para atender aos critérios estabelecidos pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (ATRICON) e às normativas legais de transparência pública.
De acordo com os critérios da ATRICON, a Câmara de Aracruz alcançou um resultado de 100% nos quesitos acessibilidade, convênios e transferências, despesa, informações institucionais, informações prioritárias, ouvidoria e receita. Os avanços nesses quesitos são frutos do trabalho da Controladoria e da Coordenação de Transparência da Câmara e foram alcançados por meio de iniciativas voltadas para a organização e para a disponibilização estruturada de dados relevantes, alinhadas aos parâmetros técnicos exigidos.
Segundo o coordenador de Transparência da Câmara de Aracruz, Marcus Vinícius Martinelli, já estão em fase de planejamento e execução novas medidas que visam ampliar o nível de detalhamento das informações em quesitos específicos e garantir maior automatização e eficiência nos processos de atualização de dados, ações consideradas fundamentais para assegurar a evolução dos índices de transparência e o atendimento pleno às exigências legais e normativas. Neste sentido, neste mês de dezembro foi concluída a implementação de um novo layout para o Portal Transparência. As principais mudanças incluem a expansão do conteúdo disponibilizado, com maior detalhamento e categorização de informações; melhorias na interface gráfica, proporcionando maior clareza e usabilidade aos usuários; e a compatibilidade com dispositivos móveis, assegurando acesso adequado em diferentes plataformas.
Para o presidente da Câmara, vereador Alexandre Manhães, a melhoria no índice de transparência pública publicado pela ATRICON é fruto de um trabalho de equipe, tendo à frente a Controladoria e a Coordenação de Transparência da Casa de Leis, e de uma gestão preocupada em dar transparência aos atos do Poder Legislativo de Aracruz.