DIA DO ÍNDIO, NOSSA HOMENAGEM E RECONHECIMENTO A UMA DAS ETNIAS QUE FORMAM O POVO DE ARACRUZ

por Vinicius de Paula Almeida publicado 19/04/2021 12h21, última modificação 19/04/2021 12h21
Aracruz é único município capixaba que possui índios aldeados no estado do Espírito Santo

Hoje, 19 de abril, comemora-se o Dia do Índio no Brasil. A data foi criada como um motivo de reflexão sobre os valores culturais dos povos indígenas e a importância da preservação e respeito a esses valores. E essa é uma data que fazemos questão de lembrar e comemorar, pois os povos indígenas são constituintes do povo de Aracruz, único município capixaba que possui índios aldeados no estado do Espírito Santo, com duas etnias, Tupiniquim e Guarani. Os Tupiniquins, por sinal, guardam a herança histórica e cultural do grupo que povoava o litoral brasileiro na época da chegada dos portugueses, no século XVI. Neste período, eles já estavam aqui em nosso município e foram testemunhas das transformações por que passou Aracruz, inclusive da chegada de outros povos, negros e brancos, que foram constituindo a nossa população.

A composição da Câmara Municipal de Aracruz é um retrato dessa diversidade étnica e cultural da população do município, tendo representantes das várias etnias que formam o povo aracruzense. O vereador Vilson Benedito de Oliveira, conhecido como Vilson Jaguareté, descende do povo Tupiniquim, é o representante parlamentar indígena eleito para a Câmara Municipal nesta legislatura.

Por isso, com orgulho, respeito e compromisso com a nossa história, deixamos aqui o nosso reconhecimento e homenagem aos povos que mantém a cultura indígena viva em Aracruz, uma cultura tão rica e importante na formação do nosso povo.

Adicionar Comentário

Você pode adicionar um comentário preenchendo o formulário a seguir. Campo de texto simples. Endereços web e e-mail são transformados em links clicáveis.