COMISSÃO DE EDUCAÇÃO DEBATE SUSPENSÃO DE ALUNOS ESPECIAIS NAS ESCOLAS DE ARACRUZ

por Manuela Neves publicado 03/07/2024 11h30, última modificação 03/07/2024 11h30
Da reunião participaram pais, professores, profissionais da Educação, Saúde e Assistência Social

Na quarta-feira, 3 de julho, a Comissão de Saúde, Meio Ambiente e Educação recebeu pais, professores e profissionais da Educação para debater o atendimento aos alunos especiais nas escolas da Rede Municipal de Aracruz. O objetivo da reunião foi ouvir todas as partes envolvidas para a construção conjunta de um protocolo de atendimento aos alunos especiais, sobretudo neuro divergentes, integrado à proposta pedagógica das escolas da Rede Municipal. A reunião foi motivada devido aos casos de suspensão de alunos especiais que ocorreram em escolas municipais.

De acordo com o presidente da Comissão, vereador André Carlesso, para avançar na construção deste protocolo, será formado um grupo de trabalho, envolvendo os pais de alunos, professores, profissionais das escolas do município e membros das secretarias municipais de Educação, de Saúde e da Assistência Social, além de representantes do Ministério Público e de entidades como Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e Conselho Tutelar de Aracruz. “Neste sentido, já realizamos quatro reuniões com representantes desses órgãos e entidades no âmbito da Comissão de Saúde, Meio Ambiente e Educação.” A secretária de Educação, Jenilza Spinassé, frisou a importância do diálogo intersetorial para evoluir no processo de inclusão dos alunos da Educação especial. Ela ressaltou que a suspensão dos alunos especiais nunca foi uma orientação da Secretaria.

Da reunião participaram, além dos membros da Comissão (vereadores André Carlesso, Etienne Coutinho Musso e Elizeu Costa), as vereadoras Adriana Guimarães e Rhayrane Pedroni, e o presidente da Câmara de Aracruz, vereador Alexandre Manhães.