CÂMARA RECEBE VISITA DO DIRETOR DO DETRAN ESTADUAL

por Manuela Neves publicado 07/04/2025 13h55, última modificação 08/04/2025 12h41
Givaldo Vieira informou sobre a assinatura, nesta segunda-feira, do convênio de municipalização do trânsito em Aracruz

No dia em que foi assinado o convênio entre a Prefeitura e o Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran-ES), para municipalização do trânsito de Aracruz, que ocorreu nesta segunda-feira, 7, o diretor da instituição, Givaldo Vieira, esteve em visita à Câmara Municipal. O diretor da instituição explicou que, com o convênio, caberá à Prefeitura a gestão do trânsito, o que vai agilizar a tomada de decisões com vistas à melhoria da mobilidade urbana em todo o município.

A municipalização do trânsito vinha sendo pedida por vereadores desde as mudanças empreendidas pelo Detran no distrito Sede, há cerca de três anos, que trouxeram problemas como engarrafamentos frequentes nas principais vias do distrito. Com a projeção de crescimento do município, com a implantação de novos negócios e atração de novos moradores, a tomada de decisões mais ágeis para adequar a mobilidade no trânsito municipal é a medida mais sensata, como observou o vereador José Gomes dos Santos (Lula).  

Campanha educativa

Na visita, Givaldo Vieira informou ainda que o convênio contempla também a gestão, pelo município, do serviço de remoção e guarda de veículos de motoristas que cometerem infrações. Para tanto, o Detran vai capacitar os agentes de trânsito de Aracruz sobre o sistema de infrações, para que eles estejam aptos a agir não só em caso de infrações, mas também na orientação aos motoristas. O presidente da Câmara, vereador Jean Pedrini, aproveitou para informar que campanhas educativas devem ser implementadas em todo o município no sentido de esclarecer e orientar a população sobre o sistema de infrações.

Na visita, Givaldo Vieira esteve acompanhado de Edilson Gonçalves (coordenador regional do Detran) e de Gesse Gomes dos Santos (diretor da Circunscrição Regional de Trânsito – Ciretran). Além de Jean Pedrini e Lula, também participou do encontro o vereador Alex Hander.