CÂMARA REALIZA SESSÃO SOLENE EM HOMENAGEM AOS MÚSICOS DE ARACRUZ

por Manuela Neves publicado 24/11/2021 13h28, última modificação 24/11/2021 13h28
A homenagem foi proposta pela vereadora Adriana Guimarães como reconhecimento e valorização daqueles que promovem a cultura no município

Na semana em que se comemora o Dia do Músico, a Câmara Municipal realizou uma Sessão Solene, na noite de terça-feira, 23, para homenagear os artistas da música de Aracruz. Proposta pela vereadora Adriana Guimarães, a solenidade prestigiou o trabalho de diversos artistas, entre cantores, instrumentistas, Djs, duplas, grupos e bandas de vários estilos musicais, que mostram a diversidade e a riqueza da cultura aracruzense.

Em seu pronunciamento, Adriana Guimarães se dirigiu aos homenageados agradecendo pela arte que produzem e que “fazem parte não apenas das nossas vidas, mas também da nossa formação humana de sentimentos. Recebam essa nossa singela homenagem com muito amor e carinho.” A vereadora lembrou o período difícil pelo qual os artistas passaram devido ao confinamento provocado pela Covid-19 e pediu ao secretário municipal de Turismo e Cultura, Moisés Mercier, que atuou como mestre de cerimônia da solenidade, que olhasse pela valorização dos músicos de Aracruz.

Em seguida, William Nunes falou em nome de todos os músicos aracruzense. Ele agradeceu a homenagem da Câmara e lembrou o período difícil que os artistas enfrentaram devido à pandemia da Covid-19. “Mas muitos estão de volta às casas de shows e aos barzinhos”. O presidente da Casa de Leis, vereador Lula, agradeceu aos artistas por promoverem “a cultura em nossa cidade”.

Também usaram da palavra os vereadores Etienne Coutinho Musso, Cecéu, Alexandre Manhães, André Carlesso, Carlito Candin, Carlinhos Mathias, Jean Pedrini, Léo Pereira, Marcelo Nena e Paim.

Música, música

Ao longo da sessão, diversas apresentações musicais animaram a noite solene, como da dupla Adilson e Deosdete, que cantaram “Menino da Porteira”, clássico da música sertaneja, e a exibição da BanMel, banda marcial de Vila do Riacho, sob regência do maestro Robinho. A cantora Lindy homenageou os músicos presentes entoando “O bêbado e o equilibrista”, clássico da MPB consagrado na voz de Elis Regina. Teve ainda as apresentações de Késia Claudino, da Igreja Assembleia de Deus, representando os músicos evangélicos, e de Luiza Chaves, representantes os jovens músicos de Aracruz.

Homenagens

Ao final da solenidade, Adriana Guimarães entregou uma placa, recebida pelos músicos Lindy dos Santos Breda e José Roela Sobrin, em homenagem ao Dia do Músico, que é celebrado em 22 de novembro, dia de Santa Cecília, padroeira desses profissionais. Também foram entregues certificados aos artistas homenageados. Abaixo, a lista dos homenageados:

Pablo Alonso (em memória)

Rone Gazott Pereira

Willian Nunes Rosário

Farleyson Matos

Rubens Leônidas de Lyrio

Marcelo Mendes (trio Mar Azul)

Pedro Henrique Ribeiro Cristino (PH Ribeiro)

Liginaldo Costa (Naldo Costa)

Helton Carlos Nunes Silva (Tim Nunes)

José Júnior Gomes da Silva (Zé Júnior)