CÂMARA REALIZA SESSÃO SOLENE EM HOMENAGEM AOS DEZ ANOS DA ACADEMIA ARACRUZENSE DE LETRAS

por Manuela Neves publicado 24/11/2023 09h30, última modificação 24/11/2023 09h52
A homenagem foi realizada como um momento de valorização dos escritores, dos fazedores de cultura e professores de Aracruz

Na noite do dia 23 de novembro, a Câmara Municipal promoveu uma Sessão Solene para homenagear o Jubileu de Estanho (dez anos) da Academia Aracruzense de Letras (Acal), criada com o intuito de fomentar a leitura, a escrita e incentivar o desenvolvimento intelectual da população de Aracruz. Proposta pelo vereador Jean Pedrini, a solenidade contou com a presença dos membros efetivos da Academia, do prefeito Luiz Carlos Coutinho, do secretário municipal de Turismo e Cultura, Moisés Mercier, e de professores, artistas e intelectuais do nosso município. A Sessão Solene contou ainda com a presença da representante da Academia de Letras de Iúna, Jeanes Rodrigues Duarte, e teve a participação musical do artistas Jean Du Sax.

Fundada em 2013, a Acal abrange também os municípios de Ibiraçu, João Neiva e Fundão e tem tido participação ativa no Conselho Municipal de Cultura, além de promover eventos em escolas públicas e privadas, estimulando a leitura, a escrita e a cultura entre os estudantes de Aracruz.

Pronunciamentos

A primeiro a se pronunciar, o vereador proponente da Sessão Solene, Jean Pedrini, iniciou sua fala parabenizando os acadêmicos da Acal e lembrou sua inserção na atividade cultural como artesão na Barra do Sahy. Ele lembrou também que como vereador propôs a Lei dos Mestres e Mestras dos Fazeres e Saberes de Aracruz e o projeto “Prata da Casa”, que proporcionou que os músicos locais se apresentassem pelo município. “Acho que a cultura precisa desses incentivos, precisa ter visibilidade, porque o que fica para a história é a cultura do município, é aquilo que a gente deixou de marca, de lembrança dos nossos antepassados, daquilo que está escrito, daquilo que está em vídeo.” Dirigindo-se aos acadêmicos, Pedrini disse que são eles que “registram na escrita a memória de Aracruz e nos garante que nossos estudantes, nossos jovens conheçam a história [do município] através dos registros, através dos poemas, através de tudo aquilo que vocês produzem”.

Segundo a se pronunciar, o prefeito Luiz Carlos Coutinho disse ser uma honra estar celebrando os dez anos da Academia Aracruzense de Letras, “uma instituição que tem desempenhado um papel fundamental para o enriquecimento cultural de nossa sociedade. Ao longo desta década, a Academia tem sido um farol, guiando-nos através das páginas da Literatura. Seus membros, dedicados e apaixonados, têm contribuído para o florescimento das letras em nossa cidade, deixando um legado duradouro”. O prefeito destacou ainda o papel da Academia como guardiã da identidade cultural, através da preservação e promoção da “riqueza da nossa herança literária” e desejou “que os próximos dez anos sejam marcados por ainda mais realizações, inspirando as gerações vindouras e explorar as fronteiras da criatividade literária”. Por fim, Doutor Coutinho parabenizou a Academia Aracruzense de Letras “por uma década de dedicação à palavra escrita, à cultura e à alma de nosso município”.

Em seguida, a presidente da Acal, Marlene Gomes Teixeira, agradeceu a Jean Pedrini por propor a homenagem à instituição e lembrou o papel das academias, desde a antiguidade, com a criação da Academia de Platão, na Grécia Antiga, até a criação da Academia Brasileira de Letras, em 1897, e da Acal, em 20 de outubro de 2013. Ela destacou o papel da Acal na promoção da literatura entre as escolas de Aracruz, através da criação de concursos literários. “A Academia é isso, pensar o mundo, reescrever a vida e deixar história.”

Também se pronunciaram durante a Sessão Solene os acadêmicos Apolônio Cometti e Lino Baroni.

HOMENAGENS

Ao fim da solenidade, Jean Pedrini entregarou placas alusivas ao Jubileu de Estanho da Acal à atual presidente da instituição, Marlene Gomes Teixeira, e aos ex-presidentes Acácia Gleci do Amaral Teixeira e Rogerio Márcio Sarmenghi. Além das placas, a solenidade homenageou com entrega de certificados aqueles que têm se dedicado ao fomento da cultura, da educação e do desenvolvimento artístico e intelectual do nosso município. Abaixo a lista dos certificados:

Marlene Gomes Teixeira (presidente da ACAL)

Fernanda Farina Fraga (vice-presidente da ACAL)

Acácia Gleici do Amaral Teixeira (membro efetivo da ACAL)

Rogério Márcio Sarmenghi (membro efetivo da ACAL)

Linete Ribeiro Patrocinio (membro efetivo da ACAL)

Antônio Vescovi Possato (membro efetivo da ACAL)

Gabriel Filipe Rodrigues de Souza (membro efetivo da ACAL)

Helder Tabosa Delfino (membro efetivo da ACAL)

Lino Baroni (membro efetivo da ACAL)

Francisco Guilherme Maria Apolônio Cometti (membro efetivo da ACAL)

Marcelo Loureirto Ucelli (membro efetivo da ACAL)

Saulo Rodrigues Meirelles (membro efetivo da ACAL)

Maria Celeste Teixeira do Amaral Gonçaves (membro efetivo da ACAL)

Geraldo Magela da Silva Araujo (membro efetivo da ACAL)

Luiza Bressanelli Medina (membro efetivo da ACAL)

Maria da Penha Pedrini Seschini (membro efetivo da ACAL)

Professora Neuza Maria Stelzer Cometti.

Professora Rosimere Noemia Lozer Morellato Alcântara

Professora Hildette Modenese Pirola

Professora Hilda Bof.

Celi Maria Guisso Cabral (presidente da Fundação São João Batista)