CÂMARA REALIZA SESSÃO SOLENE EM HOMENAGEM AOS 35 ANOS DO GRUPO ESCOTEIRO JEQUITIBÁ

por Wagner Felicio Junior publicado 22/03/2024 19h35, última modificação 22/03/2024 19h35
Grupo é destaque por sua atuação em ações e projetos sociais em nosso município

A Câmara Municipal de Aracruz realizou, na noite da última quarta-feira, 20/03, Sessão Solene em homenagem aos 35 anos do Grupo Escoteiro Jequitibá. A Solenidade, proposta pela vereadora Etienne Coutinho Musso, contou com a presença do presidente desta Casa, vereador Alexandre Manhães. Foram convidados para compor a Mesa de Honra a secretária de Ações Estratégicas, Jeesala Coutinho; o diretor presidente da Associação de Pais e Amigos do 25º Grupo Escoteiro Jequitibá, Charles Kennedy Rodrigues Coelho; Shirlene Mass, diretora presidente do 19º Grupo Escoteiro Coqueiral; Sandra Regina Fiorio; a diretora de Métodos Educativos da Associação de Pais e Amigos do 25º Grupo Escoteiro Jequitibá, Ângela Luiza Pizetta Altoé Domene; Alexandre Ribeiro, mestre pioneiro da Associação de Pais e Amigos do 25º Grupo Escoteiro Jequitibá; Fabricio Magri Trindade, akelá da Alcateia Sementes do Jequitibá; Wenes Felício das Neves, chefe da tropa escoteira Maracatu; e Ana Elizabeth Giacomin Selvatici, Chefe da tropa sênior Guarani.

A secretária de Ações Estratégicas, Jeesala Coutinho, representando o chefe do Executivo Municipal, falou sobre a importância dos grupos escoteiros na formação do caráter e personalidade de crianças e jovens, incentivando valores como o senso de responsabilidade e respeito ao próximo. Jeesala parabenizou a doação daqueles que, com entusiasmo e coragem, se dedicam à formação desses jovens, com o objetivo de torná-los cidadãos mais preparados para o convívio em sociedade.

O presidente da Câmara Municipal, vereador Alexandre Manhães, parabenizou o Grupo Escoteiro Jequitibá pelos 35 anos de atuação em nosso município, e exaltou a nobreza da atuação dos grupos escoteiros na preservação de valores éticos e morais, atualmente tão distorcidos em nossa sociedade.

A vereadora proponente da Sessão Solene, Etienne Coutinho, falou em seguida. Etienne se disse honrada em poder homenagear o Grupo Escoteiro Jequitibá em reconhecimento ao impacto positivo de suas ações no município de Aracruz, dentre as quais destacou as atividades que promovem a conexão dos jovens com a natureza e os projetos comunitários que visam melhorar a qualidade de vida em nossa cidade. Etienne citou ainda o papel inspirador desempenhado pela instituição no desenvolvimento pessoal de muitos jovens e parabenizou toda a equipe envolvida nesses processos ao longo desses 35 anos.

Ao fazer uso da palavra, o diretor presidente da Associação de Pais e Amigos do 25º Grupo Escoteiro Jequitibá, Charles Kennedy Rodrigues, exaltou a evolução do grupo nessas três décadas e meia de atuação. Lembrou o início, quando o grupo ainda era bem pequeno, e falou um pouco da trajetória até os dias atuais, onde, 35 anos depois, o grupo se tornou referência no estado e até no país. Charles fez questão de agradecer a todos os escotistas presentes e aos parceiros que fizeram e ainda fazem parte dessa história.

Ângela Luiza Pizetta Altoé, diretora de Métodos Educativos da Associação de Pais e Amigos do 25º Grupo Escoteiro Jequitibá, cumprimentou os presentes e contou um pouco da história do grupo, desde sua fundação no ano de 1989. Ângela citou a importância da participação das famílias dos escotistas e fez uma retrospectiva do ano de 2023, onde o grupo desenvolveu diversas atividades, com destaque para projetos e ações sociais. Por fim agradeceu aos diversos parceiros que contribuíram nesse processo.

Sandra Fiori finalizou agradecendo a presença de todos e destacando o 25° Grupo Escoteiro Jequitibá como referência nacional de atuação comunitária por seu trabalho social desenvolvido diariamente em nosso município.

A noite solene ainda contou com apresentação de escotistas do 25° Grupo Escoteiro Jequitibá e foi encerrada com a entrega de certificados aos homenageados.

A íntegra da Sessão Solene em Homenagem aos 35 anos do Grupo Escoteiro Jequitibá pode ser vista em: https://www.youtube.com/watch?v=djN5BFUYwaA