CÂMARA REALIZA SESSÃO SOLENE EM HOMENAGEM AO DIA DO ADVOGADO

por Wagner Felicio Junior publicado 11/08/2023 21h28, última modificação 11/08/2023 21h28
Evento contou com a presença de autoridades do município e homenageou profissionais do Direito de Aracruz e região

Na última quinta-feira, dia 10/08, a Câmara Municipal de Aracruz, em atendimento ao requerimento da vereadora Etienne Coutinho Musso, realizou Sessão Solene em homenagem ao Dia do Advogado, comemorado oficialmente no Brasil no dia 11 de agosto, em alusão à criação, em 1827, neste mesmo dia, dos dois primeiros cursos de Direito do país, a Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, em São Paulo, e a Faculdade de Direito de Olinda, em Pernambuco.

A Sessão Solene teve início às 18 horas e contou com a presença de diversas autoridades políticas e da área jurídica do município e do estado.

O presidente desta Casa de Leis, vereador Alexandre Manhães, após os procedimentos regimentais de abertura dos trabalhos, convidou a proponente, vereadora Etienne Coutinho, para compor a Mesa de Honra e presidir a Sessão.

Também fizeram parte da composição da Mesa de Honra o prefeito municipal, Dr. Luiz Carlos Coutinho; o presidente, a vice-presidente e o tesoureiro da 13º Subseção da OAB de Aracruz, Dr. Filipe Selvatici Santos, Dra. Renata Cordeiro Sirtoli e Dr. Samuel Torezani Montovani, respectivamente; o presidente, Dr. Brian Cerri, e o vice-presidente, Dr. Jurandir Junior, da 14ª Subseção de Ibiraçu; Dr. Dolivar Gonçalves, procurador da Câmara Municipal; Dr. Thiago Pierote, procurador da Prefeitura de Aracruz; e o representante da Seccional OAB-ES, Dr. Sandro Câmara.

O prefeito municipal, Dr. Luiz Carlos Coutinho, parabenizou os profissionais da advocacia, que, em suas palavras “se dedicam e lutam para que a justiça seja cumprida em nossa cidade, em nosso estado e no país”.

O presidente desta Casa de Leis, vereador Alexandre Manhães, lembrou a importância da classe dos advogados para a sociedade e demonstrou seu respeito e admiração pelos que trabalham pela justiça e que lutam pela garantia dos direitos democráticos.

A vereadora Etienne Coutinho, idealizadora e proponente da Sessão, se disse honrada em celebrar o Dia do Advogado, e citou a contribuição da classe para a manutenção da ordem e de uma sociedade mais justa e igualitária. “A advocacia é um pilar fundamental da democracia e do Estado de Direito. Advogados são guardiões das liberdades individuais e dos princípios fundamentais que regem a vida em sociedade”.

O vereador André Carlesso classificou o exercício da advocacia como basilar e indispensável à própria justiça, ressaltando sua função social na garantia dos direitos previstos em leis, na defesa dos interesses dos cidadãos e no combate às injustiças.

Dr. Filipi Selvatici, presidente da Subseção de Aracruz, parabenizou os advogados presentes e exaltou o esforço e o mérito de cada profissional em sua trajetória. Parabenizou àqueles que trabalham diariamente pela garantia do Estado Democrático de Direito. “O advogado é o principal responsável por equilibrar a balança da justiça”.

Sandro Americano Câmara, representante do Conselho Seccional da OAB, afirmou que sem o exercício pleno da advocacia não existe sequer democracia. Parabenizou os presentes pela escolha da profissão e lembrou que “advocacia exige dedicação e, sobretudo, coragem!”

Por fim, os homenageados da noite solene receberam seus certificados e placas das mãos das autoridades presentes.

A íntegra da Sessão Solene em homenagem ao Dia do Advogado por ser vista em: https://www.youtube.com/watch?v=1nIUqdcS8aQ&t=4560s