CÂMARA REALIZA SESSÃO SOLENE ALUSIVA À “SEMANA DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E MÚLTIPLA”

por Manuela Neves publicado 25/08/2022 13h50, última modificação 25/08/2022 13h53
A solenidade homenageou a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae-Aracruz)

No dia 24 de agosto, a Câmara Municipal realizou uma Sessão Solene alusiva à “Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla” e em homenagem à Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) pelos serviços prestados à sociedade aracruzense. Entre os participantes, estiveram presentes pais, alunos, colaboradores e o presidente da instituição, Elizerino Giacomin.

Em seu pronunciamento, a vereadora Etienne Coutinho Musso, proponente da Sessão Solene, falou sobre a importância da inclusão social da pessoa com deficiência e a necessidade de superar as barreiras do preconceito e da discriminação. “A inclusão da pessoa com deficiência é um dever que temos com a coletividade. É inadmissível que ainda hoje vivamos numa sociedade tão desigual e preconceituosa.”

Pronunciamentos

O prefeito de Aracruz, Luiz Carlos Coutinho, foi representando por seu chefe de gabinete, Robson Cler, que em seu pronunciamento enfatizou a necessidade de defesa dos direitos das pessoas com deficiência intelectual e múltipla, “buscando sempre os benefícios decorrentes desses direitos”. Emocionado com a homenagem prestada, o presidente da Apae-Aracruz, Elizerino Giacomin, agradeceu à vereadora Etienne, em nome da diretoria e dos colaboradores da instituição, pela iniciativa de propor a Sessão Solene dedicada ao reconhecimento do trabalho que é realizado em favor das pessoas com deficiência intelectual e múltipla. Também se pronunciou na solenidade o psicólogo Julieverson Aiolfi, que atua na Rede Municipal de Saúde. Ele contou sobre sua experiência no trabalho junto a pessoas com necessidades especiais e sobre o processo de inclusão social do deficiente.

Reconhecimento

E para abrilhantar a noite solene, alunos assistidos pela Apae encenaram uma esquete teatral com o tema “Superar Barreiras para Garantir Inclusão”. Ao final da cerimônia, a vereadora Etienne Coutinho Musso entregou ao presidente da instituição uma placa em reconhecimento aos serviços prestados pela Apae no município de Aracruz.

A “Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla” é comemorada entre os dias 21 e 27 do mês de agosto. A data foi instituída pela Lei nº 13.585/2.017 e tem a finalidade de divulgar conhecimento sobre as condições sociais das pessoas em situação de deficiência intelectual e múltipla, abordar as necessidades específicas de organização social e de políticas públicas para promover a inclusão social desse segmento populacional e para combater o preconceito e a discriminação.