CÂMARA REALIZA AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE POSSÍVEL INCLUSÃO DO MUNICÍPIO DE ARACRUZ NA REGIÃO METROPOLITANA DA GRANDE VITÓRIA

por Wagner Felicio Junior publicado 20/10/2023 20h53, última modificação 20/10/2023 20h53
Tema central do debate foi a questão do transporte público e das mudanças advindas de uma eventual inclusão do município na região e consequente cobertura pelo sistema Transcol

Na ultima quinta-feira, 19/10, a Câmara Municipal realizou uma Audiência Pública para debater a possibilidade de inclusão do município de Aracruz na Região Metropolitana da Grande Vitória com foco voltado à questão do transporte público, gargalo importante do município, que sofreria alterações significativas advindas da implantação e cobertura do sistema Transcol. Vale lembrar que atualmente a Região Metropolitana da Grande Vitória é composta pelos munícipios de Cariacica, Fundão, Guarapari, Serra, Viana, Vila Velha e Vitória, todos interligados pelo sistema integrado de transporte através de terminais urbanos.

O requerimento para o debate foi apresentado pelo vereador Vilson Jaguareté em Sessão Ordinária da Câmara e a Audiência Pública foi conduzida pelo presidente desta Casa de Leis, vereador Alexandre Manhães. A reunião contou ainda com a participação dos vereadores André Carlesso, Jean Pedrini, Elizeu Costa, Rhayrane Pedroni e Roberto Rangel.

A Audiência foi dividida em dois blocos, sendo o primeiro destinado à exposição e o segundo destinado aos questionamentos. Os participantes puderam se inscrever para fazer questionamentos aos expositores.

A fase destinada à exposição foi aberta pelo representante do SISMA-Sindicato dos Servidores Municipais de Aracruz, Júlio Cezar Florentino Perini, que defendeu a proposta e enumerou as vantagens da adesão ao sistema Transcol para os usuários de transporte público do município de Aracruz.  Em seguida a representante da Adea - Associacao Dos Deficientes De Aracruz, Amariles Aguilar, falou das dificuldades enfrentadas pelas pessoas com deficiência no transporte público de Aracruz, e citou a importância de iniciativas como o projeto Mão na Roda, do Transcol, que utiliza plataformas elevatórias veiculares para garantir a acessibilidade aos usuários com mobilidade limitada que fazem uso de cadeiras de rodas. O terceiro expositor da noite foi o diretor-presidente da Companhia Estadual De Transportes Coletivos de Passageiros do Espírito Santo- CETURB, Marcos Bruno Bastos, que falou sobre o funcionamento do transporte público de passageiros na região metropolitana da Grande Vitória, e explicou a dinâmica do sistema integrado intermunicipal.  Em seguida o vereador André Carlesso falou da necessidade imediata de analisar de maneira mais aprofundada o sistema municipal de transporte e identificar os problemas e possíveis soluções, para, em um segundo momento, analisar a questão do transporte intermunicipal. Carlos Saar, representante da deputada estadual Iriny Lopes, que foi quem protocolou um Projeto de Lei sobre o tema na Assembleia Legislativa, falou em seguida. Marcos defendeu a adesão do município à Região Metropolitana da Grande Vitória e elencou diversas vantagens, como mais investimentos por parte do Governo Estadual, o que traria mais desenvolvimento urbano e social. Sobre o transporte público em Aracruz, disse que a população paga um preço muito alto e não tem um serviço adequado. O vereador Vilson Jaguarete lembrou que o problema do transporte público em Aracruz se arrasta por décadas e continua deficiente, e que nesse momento em que o município se encontra em franca expansão, discutir e encontrar soluções para o tema é fundamental. Jean Pedrini falou da importância do debate, porém afirmou que a prioridade é resolver o problema internamente, e apontou como solução a busca por mais recursos junto ao Governo Estadual para subsidiar o transporte no município. Segundo ele, se a verba destinada ao município de Aracruz fosse proporcional à destinada aos municípios da Grande Vitória, o valor já seria suficiente para resolver a questão no âmbito municipal. Elizeu Costa se mostrou favorável à adesão, criticou o alto preço das passagens praticado em Aracruz, e disse que o crescimento da cidade exige a expansão do sistema de transporte coletivo de passageiros. A vereadora Rhayrane Pedroni se mostrou desesperançosa em relação a uma solução advinda da Secretaria Municipal de Transportes. Rhayrane afirmou que nesse momento o mais importante é escutar a população, principalmente da orla, que vem sofrendo bastante com a limitação de linhas e horários, e encontrar soluções efetivas para a questão. Roberto Rangel criticou o alto preço das passagens no município, disse que a prestação do serviço de transporte público é ruim, e que a solução deveria partir do Governo Municipal, que classificou como omisso nesse sentido. Rangel disse ainda que a vinda do sistema Transcol é uma possibilidade que precisa de uma análise mais ampla. O secretário municipal de Transportes Almir Viana falou que a atual gestão tem buscado soluções para a questão, mas afirmou que o sistema é deficitário, e dessa forma depende de subsídios, que segundo ele deveriam partir também, de maneira mais expressiva, dos governos estadual e federal.

A Audiência Pública ainda contou com a participação de representantes da sociedade civil, que puderam apresentar sugestões e fazer questionamentos aos expositores quanto à eventual inclusão do município na Região Metropolitana da Grande Vitória e consequente adesão ao sistema Transcol.

Outras Audiências e reuniões devem ser realizadas para a ampliação do debate acerca do tema.

A íntegra da Audiência Pública pode ser vista em: https://www.youtube.com/watch?v=aZvdaRGP7gw