CÂMARA PRESTA HOMENAGEM AO DIA INTERNACIONAL DA MULHER.

por Wagner Felicio Junior publicado 08/03/2021 22h41, última modificação 08/03/2021 22h41
A iniciativa partiu das vereadoras Adriana Guimarães e Etienne Coutinho e contou com o apoio da Presidência da Casa.

   O Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março, muito mais que uma data de caráter comercial, como tantas em nosso calendário, é uma oportunidade de celebrar conquistas e lutas de mulheres através de gerações.

   A data, oficializada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1975, tem origem na luta de mulheres operárias do início do século XX nos Estados Unidos e em alguns países da Europa. Motivadas pelo senso de igualdade e justiça e pressionadas pelas péssimas condições de trabalho a que eram submetidas, essas mulheres saíram às ruas em protesto, em diferentes contextos e ocasiões, mas com objetivos semelhantes, reivindicar melhores condições de trabalho e igualdade de direitos.

   Mais de cem anos depois há muitos avanços a comemorar, porém ainda há muito a ser feito. Ainda não conseguimos alcançar a tão almejada igualdade de gênero. Mulheres ainda recebem menos por funções equivalentes, ainda são vítimas de violência e injustiças mundo a fora pelo simples fato de serem mulheres. Portanto, além de reverenciar essas mulheres corajosas do passado, responsáveis por mudanças tão significativas e importantes para nossa evolução enquanto sociedade, devemos também valorizar as mulheres de nosso tempo, que lutam por um mundo mais justo e igualitário e que ainda precisam superar dificuldades cotidianas de uma sociedade machista.

   Em respeito ao dia internacional da mulher, a Câmara Municipal de Aracruz realizou, na manhã desta segunda-feira, uma homenagem às servidoras desta Casa de Leis, e estende seus votos de estima e consideração a todas as mulheres de nosso município.

   A homenagem seguiu os protocolos de prevenção à covid-19 e foi abrilhantada pela participação do músico Matheus Telles, vocalista da banda Amaradzaia, que fez uma breve apresentação para os presentes.  

    A vereadora Adriana Guimarães iniciou a reunião lembrando que esse ainda não é um dia de comemorações, mas de luta e esperança. Em seguida apresentou um vídeo gravado pela Vice-governadora do estado, Jacqueline Moraes, em homenagem ao dia internacional da mulher.

   A vereadora Etienne Coutinho apresentou, através de vídeos, a participação do prefeito Dr. Coutinho e da primeira-dama do município Maria da Gloria Mayer Coutinho. Em seguida passou a palavra ao presidente da Câmara José Gomes dos Santos (Lula), que convidou a missionária Claudia Marroques dos Santos a fazer uma oração em homenagem ao dia da mulher.

    O vice-prefeito Beto Vieira foi convidado a discursar e destacou a necessidade de respeitar e dar mais oportunidades às mulheres em nosso País.

   A vereadora Adriana Guimarães ainda parabenizou a atual Secretária Geral e ex-vereadora Mônica Cordeiro em nome da atual legislatura, destacando a importância do trabalho realizado pela mesma enquanto vereadora.

   Por fim, a Delegada titular da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (DEAM), Dr.ª Amanda da Silva Barbosa, fez uma palestra onde abordou o tema “Violência contra a mulher”, elucidando questões importantes sobre o assunto, e fazendo uso de sua experiência na área para destacar que a vítima jamais deve se sentir responsável pelas agressões que sofre, sejam elas físicas ou psicológicas, e encorajando essas mulheres a denunciarem seus agressores. Dr.ª Amanda ressaltou ainda que, para diminuir os conflitos e os altos índices de violência contra a mulher, é preciso empoderar as mulheres e conscientizar os homens.

Adicionar Comentário

Você pode adicionar um comentário preenchendo o formulário a seguir. Campo de texto simples. Endereços web e e-mail são transformados em links clicáveis.