CÂMARA MUNICIPAL REALIZA PRIMEIRA SESSÃO ORDINÁRIA DA LEGISLATURA 2021-2024
A primeira sessão ordinária da Câmara Municipal de Aracruz da legislatura 2021-2024, realizada na segunda-feira, 8 de fevereiro, teve entre seus destaques a apresentação de diversas indicações já encaminhadas ao Executivo Municipal pelos vereadores da Casa, sobretudo nas áreas de saúde, serviços urbanos e obras públicas. Outro destaque foi sobre o andamento da vacinação contra a Covid-19 em Aracruz. Ao final da sessão, o presidente da Casa, vereador José Gomes dos Santos (Lula), convidou todos para a próxima sessão ordinária, que será realizada excepcionalmente na quinta-feira, 18 de fevereiro, em razão do feriado de Carnaval.
Todos os vereadores estiveram presentes à 1ª sessão da Câmara na atual legislatura, a exceção de Jean Pedrini, ausente por suspeita de Covid-19.
Lideranças e vacinação
No início da sessão, foram comunicados as demais indicações, pelos diretórios municipais dos partidos representados, das lideranças partidárias na Câmara, que ainda não haviam sido definidas. Pelo Podemos, foi indicado líder o vereador Roberto Rangel e pelo Progressista, o vereador André Carlesso. Os demais líderes partidários já haviam sido indicados em sessão anterior, assim como a liderança do Executivo Municipal na Câmara de Aracruz, que está a cargo do vereador Jean Pedrini.
Sobre a imunização contra a Covid-19, o vereador Roberto Rangel fez um esclarecimento sobre vacinação dos profissionais da educação de Aracruz, um assunto que tem sido motivo de solicitação da população. Rangel informou que os vereadores tinham planejado uma indicação coletiva ao Executivo Municipal no sentido que todos estes profissionais sejam vacinados, em função do retorno às aulas tanto em escolas da rede pública como também em algumas escolas particulares. Mas a indicação, esclareceu o vereador, esbarra no Plano Nacional de Imunização (PNI) e no Plano Estadual, que impossibilita o município de tomar uma decisão quanto a questão.
Por outro lado, a Câmara Municipal está em contato com a Assembleia Legislativa do estado para que se tente uma indicação ao governo estadual para que defina os profissionais da educação como público prioritário para a imunização contra a Covid-19. Roberto Rangel esclareceu que pedido semelhante foi feito para inclusão dos profissionais de educação física. O vereador informou ainda que foi feito um pedido informal à secretaria municipal de saúde, no sentido de dar transparência quanto à entrega de lotes de vacinas contra a Covid-19 e ao andamento da imunização entre os públicos prioritários em Aracruz.
INDICAÇÃO
Vereador Bibi Rossato – solicita ao Executivo Municipal que seja instituído no âmbito do município de Aracruz a carteira municipal de identificação do autista, com a finalidade de identificação das pessoas diagnosticadas com esta síndrome e de suas necessidades especiais.
REQUERIMENTOS
Vereadores Adriana Guimarães e Alcihélio de Negreiro (Cecéu) – requer à secretaria municipal de saúde que informe a esta casa: 1) a quantidade de servidores efetivados por concurso da saúde de número 006/2019 e discriminados por cargos; 2) se existem vagas para convocação de suplentes, discriminando por cargos, e em caso positivo, se existe cronograma para nomeação; 3) quantidade de servidores contratados e discriminados por cargos.
A 1ª sessão pode ser conferida na íntegra no canal da Câmara Municipal de Aracruz no Youtube: encurtador.com.br/DKMO1