CÂMARA INSTALA 27ª LEGISLATURA COM A POSSE DOS 17 VEREADORES ELEITOS

por Manuela Neves publicado 01/01/2025 20h20, última modificação 17/01/2025 12h24
Os 17 vereadores eleitos tomaram posse na tarde desta quarta-feira (1º) no Plenário Hélio Santana de Araújo

Os 17 vereadores eleitos para compor a 27ª Legislatura da Câmara de Aracruz (2025-2028) tomaram posse na tarde desta quarta-feira, 1 de janeiro, em Sessão Solene realizada no plenário Hélio Santana de Araújo. Na solenidade também foram empossados o prefeito reeleito de Aracruz, Luiz Carlos Coutinho (PP), e o vice-prefeito Carlos Alberto Loureiro Vieira (PSB). A Sessão Solene teve início às 16 horas e foi presidida por Leandro Rodrigues Pereira, o Léo Pereira (União Brasil), vereador mais votado no último pleito municipal, conforme prevê o Regimento Interno. A Mesa Diretora que conduziu os trabalhos da Sessão de posse foi composta ainda por José Edilson Spinassé (PP) e Vilson Benedito de Oliveira, o Vilson Jaguareté (PT), que ocuparam a primeira e a segunda secretaria respectivamente, como o segundo e o terceiro vereadores mais votados no pleito de 6 de outubro de 2024.

Na abertura da solenidade, a mestre de cerimônia, Thamires Da Vitória, leu mensagem suplicando a Deus “que os Poderes Executivo e Legislativo estejam com os olhares voltados na mesma direção, com o intuito de realizar o bem comum para todos os aracruzenses que depositaram seus votos na urna, elegendo os vereadores como seus representantes legais e o prefeito e vice-prefeito como gestores do município”.

Posse dos eleitos

Após os eleitos tomaram seus assentos, da execução dos hinos nacional e municipal e das mensagens proferidas pelo padre Antônio Pandolfi, pelo pastor Luciano Estevão, pelo Tenente Coronel Edsandro Vieira Crema, Comandante do 5º Batalhão da Polícia Militar, pelo representante da Associação Movimento Empresarial de Aracruz e Região (Amear), Alan M. Brito, e pelo presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Aracruz (CDL), Aroldo Lopes Rampinelli, os vereadores eleitos entregaram à Mesa Diretora cópia do diploma eleitoral e a declaração de bens. Léo Pereira fez a leitura da prestação de compromisso e cada vereador assinou o termo de posse.   

Em seguida, foi realizado o ato solene de prestação e compromisso do prefeito e do vice-prefeito de Aracruz e a assinatura dos respectivos termos de compromisso de posse. Ao término dos procedimentos de posse, cada vereador empossado fez um pronunciamento. Também se pronunciaram o secretário de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano Marcus Vicente, que esteve presente representando o governador do Estado do Espírito Santo, Renato Casagrande, Nilo da Vitória, representando o deputado federal Josias Da Vitória, o prefeito e o vice-prefeito. O prefeito Luiz Carlos Coutinho afirmou que o dia era de imensa gratidão, “gratidão a Deus e aos cidadãos desse município, que confiaram mais uma vez a grande responsabilidade de administrar uma das mais importantes cidades do Espírito Santo”. O prefeito reforçou o compromisso com os vereadores de diálogo e parceria, declarando que “a harmonia dos poderes é essencial para construirmos políticas públicas eficazes e transformadoras”.

Além das autoridades, representantes de entidades, dos eleitos e seus familiares, a solenidade contou ainda com a presença do presidente da Subseção de Aracruz da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Wilen Barros.

Vereadores empossados

Adriana Guimarães Machado (MDB)

Alex Hander Pereira Daniel (Republicanos)

Carlos André França de Souza, “Paim” (MDB)

Daniel Caldas, “Dandan” (PT)

Emanuel Delgado da Silva, “Kapitão” (PRD)

Etienne Coutinho Musso (PSB)

Gustavo Rossoni (Agir)

Jean Carlos Gratz Pedrini (PP)

José Edilson Spinassé (PP)

José Gomes dos Santos, “Lula” (PSB)

José Miguel Vieira Rosa, “Dequinha da Vila” (DC)

Leandro Rodrigues Pereira, “Léo Pereira” (União Brasil)

Marcelo Cabral Severino, “Marcelo Nena” (PDT)

Monica de Souza Pontes Cordeiro (PP)

Renato Pereira Sobrinho (PDT)

Sebastião Sfalsin do Nascimento, “Tião Cornélio” (PP)

Vilson Benedito de Oliveira, “Vilson Jaguareté” (PT)