ASSUNTOS LIGADOS À ÁREA DA SAÚDE SÃO DESTAQUES NA 32ª SESSÃO ORDINÁRIA

por Manuela Neves publicado 05/10/2021 14h55, última modificação 05/10/2021 15h13
Vereadores elogiaram a reabertura da Farmácia Básica da Unidade de Saúde do bairro Bela Vista

As entregas das obras de reforma e construção das unidades básicas de saúde, a reabertura da farmácia básica da unidade de saúde de Bela Vista e a comemoração do Dia do Agente Comunitário de Saúde ganharam destaque na fala dos vereadores durante a 32ª Sessão Ordinária, realizada na segunda-feira, 4 de outubro. O presidente da Câmara, vereador Lula, destacou ainda a retomada do projeto do Centro de Reabilitação de Aracruz (Creara), no centro, que, segundo ele, é uma das prioridades do prefeito Doutor Coutinho para a área da saúde de Aracruz.

Lula lembrou que a obra do Creara chegou a ser licitada na gestão passada, mas a execução do projeto não foi iniciada. Com isso, o projeto original precisa ser readequado para que as obras possam ser retomadas, o que deve acontecer no próximo ano. “O prefeito falou comigo que ano que vem vai fazer todos os esforços para levantar a obra.”

Farmácia básica

Na manhã de segunda-feira, a Farmácia Básica da Unidade de Saúde do bairro Bela Vista foi reaberta depois de mais de cinco anos fechada. A reabertura do aparelho vai beneficiar usuários dos serviços municipais de saúde dos bairros Jequitibá, Nova Jequitibá, Segato, Cohab IV, Morobá e Bairro de Fátima, que não vão mais precisar se deslocar até o centro para buscar medicamentos.

O vereador Marcelo Nena parabenizou o Executivo Municipal e lembrou que a reabertura da farmácia foi objeto de uma indicação sua à Secretaria de Saúde. Ele parabenizou a Prefeitura também pela reabertura e reforma das unidades de saúde do Caic, Sauê, Barra do Sahy e Nova Jequitibá. Por sua vez, os vereadores Cecéu e Adriana Guimarães ressaltaram a necessidade de que outras unidades de saúde do município também sejam beneficiadas. “Esperamos que no ano que vem esse projeto se expanda para que outras comunidades também possam ter suas farmácias básicas”, disse Cecéu.

Outro aparelho da saúde de Aracruz que deve ser entregue em breve é o Centro Associativo Reviver de Guaraná, cuja ordem serviço será assinada nesta quarta-feira (6), como informou o vereador André Carlesso.

Agentes comunitários de saúde

Na segunda-feira, 4 de outubro, também foi comemorado o Dia do Agente Comunitário de Saúde, data que todos os vereadores que se pronunciaram fizeram questão de destacar. Como disse a vereadora Etienne Coutinho Musso, os agentes comunitários de saúde levam “carinho de casa em casa, cuidando nossa saúde e bem estar da nossa população. Temos que ter respeito por eles e parabeniza-los” pelo seu dia. Adriana Guimarães e Bibi Rossato destacaram o papel fundamental dos agentes, que convivem com os moradores com ações individuais e coletivas em prol da saúde.

REQUERIMENTOS

Vereador Bibi Rossato – requer à Secretaria Municipal de Agricultura que informe ao gabinete: 1) qual número contrato de prestação de serviços rurais estabelecido entre a Prefeitura e a empresa Narciso Trevelin e Cia. Ltda, onde foi locada uma máquina retroescavadeira; 2) quantos dias a máquina alocada prestou serviço para este município no período compreendido entre os meses de maio e setembro deste ano; 3) se a máquina deixou de prestar serviço para o município no período citado por motivo de manutenção e, 4) se sim, se o pagamento foi realizado no valor integral ou se houve descontos.

Vereadora Etienne Coutinho Musso – requer à Presidência da Casa a realização de Sessão Solene, no dia 26 de outubro, em homenagem aos profissionais saúde que atuam no combate e prevenção ao câncer mama, bem como às mulheres que venceram esta doença e considerando também o encerramento da Campanha do Outubro Rosa.

Vereador Alexandre Manhães – requer à Presidência da Casa a realização de Sessão Solene, no dia 1 de dezembro, em homenagem aos 15 anos a Igreja Presbiteriana do bairro Vila Nova.

Vereador Roberto Rangel – requer à secretaria responsável que encaminhe ao gabinete, no prazo de 30 dias, cópia integral da auditoria realizada no contrato de prestação de serviço de videomonitoramento e cerco eletrônico, que culminou com a não renovação contratual.

Aurizete ribeiro
Aurizete ribeiro disse:
25/10/2021 11h50
Olá: Gostaria de tirar uma dúvida. Porque o ensino médio e fundamental competir com o ensino Superior no Processo Seletivo? não vai ser chamado nunca.
Comentários foram desativados.