ARQUITETOS E URBANISTAS SÃO HOMENAGEADOS EM SESSÃO SOLENE NA CÂMARA MUNICIPAL

por Manuela Neves publicado 14/12/2023 10h00, última modificação 14/12/2023 10h00
Na solenidade foi destacado o papel fundamental desses profissionais na construção de uma cidade acolhedora e funcional

Na semana em que se comemora o Dia Nacional do Arquiteto e Urbanista (15 de dezembro), a Câmara Municipal prestigiou a categoria em Sessão Solene, realizada na quarta-feira, 13 de dezembro. Proposta pela vereadora Etienne Coutinho Musso, a solenidade homenageou, com certificados e placas, 40 profissionais da área que atuam em Aracruz.

Primeiro a se pronunciar, o presidente da Casa de Leis, vereador Alexandre Manhães, falou da importância desses profissionais para o ordenamento e organização das cidades. Manhães lembrou que a Prefeitura tem diversos arquitetos que desenvolvem projetos importantes e desenham “o futuro da nossa cidade”. Na sua fala, a vereadora proponente da homenagem ressaltou o papel essencial dos arquitetos e urbanistas para o desenvolvimento de Aracruz. Etienne disse que a realização da Sessão Solene “é a forma que eu tenho para reconhecer e homenagear cada um de vocês”. A vereadora destacou a importância dos arquitetos e urbanistas “para moldar a identidade arquitetônica do nosso município”. Etienne destacou ainda que são “os arquitetos, com seu talento singular, [que] transformam desejos em concreto, inspiração em fachadas e funcionalidade em espaços que nos acolhem”.

Falando em nome dos homenageados, a conselheira do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Espírito Santo (Cau-ES), Priscila Ceolin Gonçalves Pereira, iniciou seu pronunciamento agradecendo à Câmara e em especial à vereadora Etienne pela homenagem dada aos arquitetos e urbanistas de Aracruz. A conselheira ressaltou a importância da arquitetura até para a saúde dos cidadãos, uma vez que uma casa construída sem qualidade ambiental pode prejudicar o bem estar físico e mental de seus moradores. Ela destacou também a responsabilidade dos arquitetos e urbanistas na preservação do patrimônio histórico e cultural das cidades e pela criação de ambientes ecologicamente sustentáveis “para que as futuras gerações continuem existindo”.

Homenagens

Ao final da solenidade, 38 profissionais que atuam no município foram homenageados com a entrega de um certificado. Num reconhecimento especial, os arquitetos e urbanistas Thiago Noah Cerri Peleias e Priscila Ceolin Gonçalves Pereira foram agraciados com placa alusiva à Sessão Solene em homenagem ao Dia Nacional do Arquiteto e Urbanista. Abaixo, a lista dos homenageados:

Ivânia Gomes do Rosário

Regiane de Oliveira