6ª SESSÃO ORDINÁRIA ABORDA INFRAESTRUTURA, DIREITOS DAS MULHERES E MUNICIPALIZAÇÃO DO TRÂNSITO
A 6ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Aracruz foi realizada na última segunda-feira, 10/03, no Plenário Hélio Santana de Araújo, e teve início às 18 horas.
Durante a fase do Pequeno Expediente, foi lido o requerimento nº 44/2025, de autoria da vereadora Adriana Guimarães, solicitando o adiamento da votação dos vetos nº 03/2025 e 07/2025. A vereadora não pôde comparecer à sessão por motivos de saúde. O requerimento foi colocado em votação e aprovado, e a apreciação dos referidos vetos ficou adiada para a próxima sessão ordinária.
Durante o Grande Expediente, diversos temas de interesse municipal foram discutidos. O vereador Emanuel Kapitão ressaltou a importância da obra de construção da barragem do Rio Piraquê-Açu com o intuito de suprir as necessidades hídricas do município em tempos de estiagem. Dequinha da Vila defendeu a pavimentação de uma via essencial na Vila do Riacho, enquanto Daniel Caldas (Dandan) destacou o Dia Internacional da Mulher e apresentou o Projeto de Lei nº 12/2025, que propõe um protocolo de combate à discriminação nos ambientes esportivos do município.
Alex Hander e Marcelo Nena enfatizaram a importância da municipalização do trânsito, destacando a autonomia adquirida pelo município na organização viária. Nena também alertou sobre a situação das pessoas em vulnerabilidade social na cidade. Outras questões relevantes abordadas incluíram melhorias na rede elétrica do bairro Cupido, cobradas por Carlos André Paim, e a necessidade de redutores de velocidade no bairro Vila Rica, solicitada por Tião Cornélio.
Mônica Cordeiro e Vilson Jaguarete reforçaram a luta das mulheres por mais espaço na sociedade e na política, enquanto Léo Pereira e Jean Pedrini elogiaram a organização dos eventos de verão e do Carnaval de 2025 pela Secretaria de Turismo. Renato Pereira parabenizou a iniciativa da vereadora Adriana Guimarães sobre o projeto que proíbe a nomeação de logradouros e prédios públicos com nomes de pessoas condenadas por crimes contra mulheres.
Na Ordem do Dia, diversos projetos de lei foram apresentados, entre eles o PL nº 006/2025, que autoriza o repasse de recursos financeiros à APAE de Aracruz; o PL nº 011/2025, que institui o Programa Cidade Amiga do Idoso; e o PL nº 013/2025, que exige a divulgação dos laudos de vistoria e manutenção dos veículos das frotas de ônibus municipais.
No que diz respeito às votações, foram mantidos os vetos nº 001, 002, 004, 005 e 006, todos referentes ao orçamento municipal de 2025. Já o veto nº 008/2025, que trata da expansão urbana e alterações no perímetro urbano da sede municipal, também foi mantido pela maioria dos vereadores.
A próxima sessão ordinária está agendada para discutir os vetos que tiveram sua apreciação adiada, além de novas proposições de interesse da população aracruzense.